MP DENUNCIA PREFEITO DE CIPÓ POR FORMAÇÃO DE QUADRILHA
O Ministério Público estadual
(MP-BA), por meio do promotor de Justiça Pablo Antônio Cordeiro Almeida,
denunciou nas esferas cível e criminal o prefeito eleito do município de Cipó,
localizado a 241 km de Salvador, e mais 13 pessoas acusados de integrarem uma
quadrilha de compra de votos, coação de eleitores e destruição de propagandas
eleitorais de adversários políticos que utilizava de sisal para corromper
eleitores. De acordo com o promotor Pablo Almeida, investigações realizadas
pelo MP constataram que mais de 500 votos foram comprados pela quadrilha, que
utilizava como moeda de troca a fibra do sisal resultante das sobras de tecidos
da indústria têxtil. O material, conhecido como fiapo, é muito utilizado na
cidade, sobretudo pela indústria moveleira e por artesãos. Cada eleitor
corrompido recebia de 20 a 100 quilos de fibra e, além do fiapo, a quadrilha
distribuía materiais de construção e dinheiro em espécie. Além da compra de
votos, os integrantes da quadrilha inutilizavam meios de propaganda devidamente
empregados pelos seus adversários e ainda usavam de violência e grave ameaça
para coagir eleitores a votar nos integrantes do seu grupo. A chamada
“Quadrilha do Fiapo” era composta pelo prefeito Romildo Ferreira dos Santos, o
vice-prefeito eleito Carlos Roberto Silva, o vereador eleito Vinícius Antônio
Silva Santos, o ex-vereador Gilberto Onofre Gonçalves Anunciação, além dos
candidatos não eleitos Anderson Fonseca Souza e Pedro Francisco dos Santos
dentre outras pessoas.