MP DENUNCIA PREFEITO DE CIPÓ POR FORMAÇÃO DE QUADRILHA



O Ministério Público estadual (MP-BA), por meio do promotor de Justiça Pablo Antônio Cordeiro Almeida, denunciou nas esferas cível e criminal o prefeito eleito do município de Cipó, localizado a 241 km de Salvador, e mais 13 pessoas acusados de integrarem uma quadrilha de compra de votos, coação de eleitores e destruição de propagandas eleitorais de adversários políticos que utilizava de sisal para corromper eleitores. De acordo com o promotor Pablo Almeida, investigações realizadas pelo MP constataram que mais de 500 votos foram comprados pela quadrilha, que utilizava como moeda de troca a fibra do sisal resultante das sobras de tecidos da indústria têxtil. O material, conhecido como fiapo, é muito utilizado na cidade, sobretudo pela indústria moveleira e por artesãos. Cada eleitor corrompido recebia de 20 a 100 quilos de fibra e, além do fiapo, a quadrilha distribuía materiais de construção e dinheiro em espécie. Além da compra de votos, os integrantes da quadrilha inutilizavam meios de propaganda devidamente empregados pelos seus adversários e ainda usavam de violência e grave ameaça para coagir eleitores a votar nos integrantes do seu grupo. A chamada “Quadrilha do Fiapo” era composta pelo prefeito Romildo Ferreira dos Santos, o vice-prefeito eleito Carlos Roberto Silva, o vereador eleito Vinícius Antônio Silva Santos, o ex-vereador Gilberto Onofre Gonçalves Anunciação, além dos candidatos não eleitos Anderson Fonseca Souza e Pedro Francisco dos Santos dentre outras pessoas.