Condenados a pagar R$ 1,46 milhão
aos cofres públicos, José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares devem ganhar
uma “mãozinha” dos petistas. Dirigentes do partido já se organizam para criar
um fundo solidário de apoio aos réus condenados pelo STF. A multa mais alta
recai sobre o ex-ministro José Dirceu: R$ 676 mil. Já Delúbio é quem pagará a mais
baixa, de R$ 325 mil. Porém, a preocupação maior do PT é com o ex-deputado José
Genoino, condenado a seis anos e 11 meses de prisão e a pagar uma multa de R$
468 mil. Ele teria situação financeira pior que a dos outros dois réus. O tema
deve ser discutido em reunião do Diretório Nacional do PT, no início de
dezembro. A ideia é arrecadar dinheiro com os militantes e simpatizantes do
partido. O PT descartou fazer a campanha institucionalmente, já que sofre
impedimentos legais. O fundo partidário e a arrecadação regular do partido não
podem ser usados para pagar multas que não sejam atribuídas diretamente à
legenda. — Se precisar fazer um fundo solidário, o PT vai fazer, mas ainda é
possível reverter as multas com os recursos legais que os réus impetrarão no STF
— afirmou o coordenador jurídico do PT, Marco Aurélio de Carvalho. Um modelo
possível é o usado pela deputada Luiza Erundina (PSB) para pagar uma multa
judicial de R$ 325 mil, referente a uma condenação quando foi prefeita de São
Paulo pelo PT. Apoiadores de Erundina fizeram um movimento suprapartidário, com
jantares e uma conta bancária para a arrecadação da “vaquinha”. Paulo
Frateschi, dirigente nacional do PT, disse que quer ser “o primeiro” a
contribuir com um fundo solidário para os condenados pelo Supremo. — Acredito
que todos os dirigentes vão contribuir com o fundo solidário. É o único caminho
para ajudar. Mas não pode ser uma atitude oficial do PT porque, assim, o
dinheiro tem que entrar no caixa do partido e não pode ser usado para pagar as
multas — disse o petista.
