Se você
não consegue se conectar à Internet, aqui estão algumas dicas para tentar
resolver o problema sem precisar, necessariamente, correr para o seu provedor
Eu odeio problemas de rede. Eles
são os piores. Quando acontecem na minha casa, eu costumo usar um vocabulário
que deixaria Quentin Tarantino chocado. Uma grande variedade de problemas pode
bloquear as comunicações wireless com a Internet (ou com a rede local). O seu
primeiro trabalho é encontrar a causa. Siga esses passos, nessa ordem, e
você conseguirá, no mínimo, achar o que está causando o problema.
Passos
básicos. - Reinicie a rede:
desligue o seu PC, desligue o roteador Wi-Fi; e desligue o modem. Espere um
minuto, ligue o modem novamente. Espere mais outro minuto e faça o mesmo com o
roteador. Depois ligue o PC. Com um pouco de sorte, isso irá solucionar o seu
problema. Se não acontecer nada, siga em frente.
Elimine
o sinal Wi-Fi: A conexão Ethernet com fio é
mais confiável do que o Wi-Fi, portanto precisamos testá-lo. Então, traga o seu
computador para o mesmo local do roteador Wi-Fi e ligue-o fisicamente em uma
das portas LAN do roteador. Se
você conseguir acesso usando um cabo de rede, o problema é com a
sua conexão Wi-Fi (talvez você está usando uma senha errada, ou está apenas
fora do alcance).
Verifique
outras máquinas: se você tem mais do que um
computador na sua casa, as outras pessoas conseguem acessar a Internet? Se não,
eles podem ao menos ver uns aos outros dentro da rede? Se você não tem um
segundo computador, convide um amigo para ajudar a fazer esse teste e use o
cabo Ethernet para isso. Se o outro PC
conseguir acessar a Internet, o problema é com o seu computador. Se duas máquinas podem se ver na rede,
mas nenhuma delas consegue se conectar, o problema é com o roteador
Wi-Fi, com o seu provedor ou algo entre eles.
Elimine
o roteador Wi-Fi: desconecte o roteador W-Fi do
modem e conecte o seu PC diretamente ao modem com um cabo Ethernet. Em seguida,
reinicie. Se você conseguir uma conexão,
então o problema é com o roteador Wi-Fi. Se
não conseguir, ainda há a alternativa do seu cabo Ethernet ter problemas.
Você tem dois cabos, use o que estava conectando o roteador ao modem. Se você pode acessar com sucesso a
Internet com um cabo, mas não com o outro, resolva o problema: troque os
cabos Ethernet. Por outro lado, se
você conseguir uma conexão ao modem com ambos os cabos, o problema é com
o seu roteador Wi-Fi. E se
você não conseguir uma conexão com nenhum dos cabos, o problema é com o
seu modem, com o cabo que está conectando o modem à sua parede, ou alguma coisa
completamente fora do seu controle. - Nesse caso, é hora de ligar para
o seu provedor de Internet.