APÓS FLAGRAR IRREGULARIDADES NO HGC, VEREADORES PROMETEM ELABORAR RELATÓRIO E ENTREGAR AO GOVERNO MUNICIPAL E ESTADUAL

Vereadores de Camaçari visitaram o Hospital Geral de Camaçari
Os 19 vereadores de Camaçari saíram, nesta manhã (17) para uma “visita surpresa” ao Hospital Geral de Camaçari (HGC), conforme noticiado anteriormente aqui no Camaçari Fatos e Fotos (CFF). Na chegada, os legisladores conversaram com o coordenador administrativo de plantão, Raimundo Nonato de Araújo, para identificar e buscar estratégias que possam melhorar a situação.
Na discussão foram pontuados, por exemplo, a questão dos médicos, da reforma, porém o assunto que mais chamou a atenção dos vereadores foi o repasse da verba municipal ao HGC. De acordo com a prefeitura, mensalmente são investidos R$ 1,5 milhão de reais, mas a administração do hospital revelou desconhecer o valor referido. O bispo Jair (PRB) ressaltou que o “caso” do repasse de verba é um dos principais pontos a ser discutido com o secretário de saúde municipal e o estadual.


Em seguida, a comitiva saiu para ver de perto as reais condições do hospital, passando desde o banheiro da unidade, que apesar de “limpo” não tinha se quer o acento do sanitário, até a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na sala de tomografia, a comitiva foi informada que só funciona para casos de extrema necessidade, pois não tem capacidade para atender em sua totalidade. O coordenador de plantão salientou ainda que tanto a tomografia quanto o raio X estão em processo de terceirização do serviço.

Contudo, o vereador Jorge Curvelo (DEM) rebateu e contradisse Araújo afirmando que há cinco anos a o aparelho de tomografia não funciona no HGC e, por causa disso, muitas pessoas já formam a óbito (casos estes que também já foi bastante noticiado pelo CFF). “Nós queríamos ver a realidade do hospital, não para criticar e sim para buscar soluções. Não interessa se aqui recebe pessoas de fora da cidade ou não. Quem mais utiliza aqui é o povo de Camaçari, logo é também quem mais sofre as consequências”, declara Curvelo.

Nos corredores as reclamações já viraram rotina. “Olha o estado desse hospital”. “Isso aqui é uma vergonha”. “Só limparam por que sabiam que vocês viriam”. “Estou a mais de 24h esperando uma cirurgia simples, mas que pode levar à morte que é da apendicite”. Todos os relatos, enunciados à medida que os pacientes avistavam os vereadores, foram ouvidos pela comitiva que tentava resolver o caso de imediato, ou prometiam intermediar a situação.

Na Maternidade, mulheres sofrem com a espera para “dar a luz”, pois, segundo elas, está sem vaga disponível. “Eu vim pra cá ontem à noite, já em trabalho de parto, mas queriam me dar um remédio para suspender a dor. Como suspender a dor se meu filho já está querendo sair?”, questiona a operadora de caixa, Neuma dos Santos Batista que está no nono mês de gestação.

Já na área pediátrica, a doutora Helena Monteiro informou aos legisladores que 90% do atendimento que é feito no HGC, poderia ser feito nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Atualmente o HGC conta com duas especialistas no atendimento infantil e segundo o coordenador o numero seria o suficiente se as demandas fossem unicamente emergenciais.


A última visita surpresa dos vereadores ao HGC foi feita em novembro de 2013. Nesta segunda vez, o presidente da comissão de saúde da casa legislativa, vereador Elias Natan (PV) ratificou que “a Câmara fará um relatório com as demandas vistoriadas e será encaminhado ao secretário de saúde do município, Washington Couto e ao governo do estado”.
Fonte CFF