Se você
não consegue se conectar à Internet, aqui estão algumas dicas para tentar
resolver o problema sem precisar, necessariamente, correr para o seu provedor
Eu odeio
problemas de rede. Eles são os piores. Uma grande
variedade de problemas pode bloquear as comunicações wireless com a Internet
(ou com a rede local). O seu primeiro trabalho é encontrar a causa. Siga
esses passos, nessa ordem, e você conseguirá, no mínimo, achar o que está
causando o problema.
Passos básicos:
Reinicie a rede:
desligue o seu PC, desligue o roteador Wi-Fi; e desligue o modem. Espere um
minuto, ligue o modem novamente. Espere mais outro minuto e faça o mesmo com o
roteador. Depois ligue o PC. Com um pouco de sorte, isso irá solucionar o seu
problema. Se não acontecer nada, siga em frente.
Elimine o sinal Wi-Fi: A conexão Ethernet com fio é mais confiável do que o Wi-Fi, portanto
precisamos testá-lo. Então, traga o seu computador para o mesmo local do
roteador Wi-Fi e ligue-o fisicamente em uma das portas LAN do roteador. Se você conseguir acesso usando um cabo
de rede, o problema é com a sua conexão Wi-Fi (talvez você está
usando uma senha errada, ou está apenas fora do alcance).
Verifique outras máquinas: se você tem mais do que um computador na sua casa, as outras pessoas
conseguem acessar a Internet? Se não, eles podem ao menos ver uns aos outros
dentro da rede? Se você não tem um segundo computador, convide um amigo para
ajudar a fazer esse teste e use o cabo Ethernet para isso. Se o outro PC conseguir acessar a
Internet, o problema é com o seu computador. Se duas máquinas podem se ver na rede,
mas nenhuma delas consegue se conectar, o problema é com o roteador
Wi-Fi, com o seu provedor ou algo entre eles.
Elimine o roteador Wi-Fi: desconecte o roteador W-Fi do modem e conecte o seu PC diretamente ao
modem com um cabo Ethernet. Em seguida, reinicie. Se você conseguir uma conexão, então o
problema é com o roteador Wi-Fi. Se
não conseguir, ainda há a alternativa do seu cabo Ethernet ter problemas Você tem dois cabos, use o que estava
conectando o roteador ao modem. Se
você pode acessar com sucesso a Internet com um cabo, mas não com o outro,
resolva o problema: troque os cabos Ethernet. Por outro lado, se você conseguir uma conexão ao modem
com ambos os cabos, o problema é com o seu roteador Wi-Fi. E se você não conseguir uma conexão com
nenhum dos cabos, o problema é com o seu modem, com o cabo que está
conectando o modem à sua parede, ou alguma coisa completamente fora do seu
controle. Nesse caso, é hora de ligar para o seu provedor de Internet.