Músico
lança serviço para resgatar o máximo de qualidade do áudio em formato digital.
Convidado desta semana no talk-show de David Letterman nos Estados Unidos, o
músico Neil Young mostrou, pela primeira vez, seu projeto que tenta
revolucionar a maneira com que você ouve música digital. O aparelho apresentado
é o Pono, um player em formato de prisma que significa “correto” ou “justo” em
um dialeto havaiano. Mas ele é apenas a ponta do iceberg que é o projeto de
Young: estão previstas ainda uma loja digital que opera na nuvem, uma
ferramenta de conversão de áudio e softwares de reprodução de músicas.
Como se fosse em vinil
O carro-chefe da empreitada é o
combate contra o formato MP3 convencional,
que Youngsempre rejeitou.Portanto, podemos esperar de Pono uma alta capacidade de armazenamento
ou processamento para transmitir arquivos em alta resolução de áudio – como se
você estivesse no estúdio de gravação, garante Young. Grupos como Mumford &
Sons e Red Hot Chilli Pepers já participaram de ações do serviço e elogiaram a
iniciativa. A Apple teria sido contatada para estabelecer uma parceria, mas a
empresa se recusou a comentar o tema. O músico, que ficou famoso por canções
como “My My, Hey Hey” e “Heart of Gold”, avisa que pretende unificar a
indústria fonográfica com o serviço, que não tem propósitos comerciais, mas é
para quem deseja “sentir o espírito inspirador da música”. Pono deve ser
lançado em 2013. Fonte: Rolling Stone