
Sistema
que combina microfones e um processador digital permite que os estabelecimentos
ajustem a quantidade de ruídos nos ambientes. A grande maioria dos ambientes públicos possui
como característica marcante os ruídos. Diversas pessoas (e, consequentemente,
tons de vozes), música alta e barulhos de copos e garrafas nas mesas são
detalhes que já fazem parte da “rotina sonora” de muitos
estabelecimentos. No entanto, alguns bares e restaurantes estão
procurando meios de eliminar alguns ruídos — facilitando até mesmo o bate-papo
entre os clientes (sem que estes cheguem ao nível de ter que elevar muito a voz
para poder se comunicar, independente da quantidade de pessoas que estejam no
ambiente), além de dar mais “espaço” para a música que está tocando no recinto.
Um bom exemplo é o método utilizado por John Paluska, proprietário de um
restaurante mexicano denominado Comal, localizado na Califórnia. O dono do
estabelecimento quis encontrar alguma solução para uma das reclamações mais
comuns dos clientes — o barulho —, mesmo quando a casa estivesse cheia. A
solução foi um sistema criado em parceria com um laboratório americano
especialista em áudio, que transformou o restaurante em duas zonas com
acústicas ajustáveis.
Como funciona?
Com o sistema, Paluska pode
modificar separadamente a quantidade de ruídos do bar e da área de jantar de
acordo com o número de pessoas que estão em cada um desses locais — ele ainda
pode escolher entre deixar os ambientes sonoramente mais relaxantes ou
“estimulantes”. A Meyer Sound Laboratories, empresa responsável pela
criação do sistema, analisou, em um primeiro momento, quesitos como o tamanho
das salas do restaurante de Paluska, a absorção sonora e os caminhos do som.
Depois, foram colocados em locais estratégicos sistemas de “amortecimento”
sonoro para criar ambientes acusticamente “secos”. Para completar o
sistema de eliminação de ruídos, foi instalado um processador digital que
alonga os sons e minimiza aqueles mais agudos — como garfos batendo nos pratos.
Além disso, para que tudo funcione corretamente, 28 microfones capturam
amostras do som ambiente da sala. O sistema será comercializado pela Meyer
Sound por valores que variam de 10 a 100 mil dólares. Você acha que, para bares
e restaurantes, valeria a pena tal investimento? Fonte: Popular
Science (edição americana, outubro de 2012)