CARRO BRASILEIRO EQUIVALE EM SEGURANÇA A MODELOS EUROPEUS DE 1990

Para instituto Latin NCAP, modelos populares como Celta, Uno e Ka têm carroceria muito frágil
Ainda em projeto piloto, o Latin NCAP divulgou nesta quinta-feira (24/11) a lista e os resultados
dos carros testados na segunda bateria de crash-test promovidos pelo órgão independente.
     Esse teste tem como principal foco medir a segurança dos veículos fabricados e vendidos na América     Latina e Caribe, onde o índice per capita de acidentes fatais no trânsito é o maior do mundo. Ao contrário do Euro NCAP, que realiza teste de impacto frontal, lateral e traseiro, aqui os carros são submetidos apenas a uma colisão frontal a 64 km/h contra uma barreira deformável, para simular um impacto contra outro automóvel.

Entre os carros testados estavam o Chevrolet Celta e Corsa Classic, Fiat Uno, Ford Ka eNissan Tiida hatch com um airbag. Além desses, as marcas  americanas cederam unidades do Cruze Sedan e Focus hatch e a japonesa cedeu uma unidade do Tiida e do March, ambos com airbag duplo.
Como era de se esperar, o resultado foi decepcionante, principalmente para os modelos nacionais. O crash-test denunciou que os compactos brasileiros, além do pequeno hatch mexicano, apresentam uma estrutura muito frágil que, no caso de colisões nessa velocidade, podem causar lesões graves e até a morte dos ocupantes, provando que apenas airbag de série não resolve.
No caso dos médios Focus, Cruze e Tiida, o resultado foi um pouco melhor. O hatch da Nissan com apenas um airbag (o do motorista) conseguiu três estrelas para adultos e uma para crianças, já com dois airbags o resultado para adultos subiu para quatro estrelas. Os modelos da Ford e da Chevrolet conseguiram quatro estrelas para adultos e três para crianças, mas há uma ressalva a fazer. Na época do teste, o Cruze não havia sido lançado no Brasil e o modelo testado pela entidade foi fabricado na Coréia do Sul, o que, de certa forma, deixou no ar a curiosidade em saber como o sedã se sairia na avaliação (veja resultado abaixo).
Modelos médios como o Focus e o Tiida foram melhor no teste. Já os compactos decepcionaram