WAGNER FOI SALVO PELO GONGO DE UMA TRAGÉDIA NO FERRYBOAT

O governador Jaques Wagner tem conhecimento da situação caótica do ferryboat, do empresário Pinto dos Santos (direita). A empresa, que tem muitos amigos no governo, está quebrada, segundo o Instituto dos Auditores Fiscais da Bahia e uma auditoria da Fipecafi. Os ferries foram sucateados. Não se sabe para onde a TWB manda o dinheiro que fatura na Bahia, já que não investiu quase nada no ferryboat. Dizem que a empresa chega a embolsar R$ 70 milhões por ano. O Governo da Bahia foi salvo pelo gongo. Se acontecesse a tragédia no ferryboat "Anna Nery", ontem, quando o elevador de veículos despencou, o que poderia ter esmagado passageiros e veículos, hoje todos estariam lamentando mais uma tragédia. Poderia ter sido consequências ainda mais desastrosas que a da Fonte Nova, em 26 de novembro de 2007, quando parte da arquibancada desabou e matou sete torcedores. Felizmente, passageiros e veículos já tinham sido desembarcados. Os dois carros que sobraram, foram danificados. Há anos o governador Jaques Wagner vem sendo advertido para a possibilidade clara e cristalina de acontecer a qualquer momento uma tragédia no sistema ferryboat, explorado pela concessionária paulista TWB. Mas o governo, omisso, assiste a tudo e muda de assunto quando o tema é a TWB. Por que será? A falta de manutenção nos navios, denunciada constantemente por funcionários da TWB e da Agerba, é assustadora. Os diagnósticos da Capitania dos Portos, mais ainda. Com navios sucateados ao logo dos último cinco anos, a concessionária limita-se a fazer verdadeiros remendos, como agora, no final do ano, para enrolar o governo, mentir e passar para a população que está com sete navios operando em ''perfeitas condições de tráfego". Quem conhece um pouquinho do ferryboat e da horrorosa TWB sabe muito bem que nada disso é verdade. A Capitania dos Portos, dentro de sua responsabilidade pela segurança das embarcações, não libera alguns ferries. O órgão da Marinha do Brasil tem dito inúmeras vezes que a TWB é negligente quando o assunto é a manutenção dos navios e, em conseguência, o que é uma ameaça para a segurança dos usuários. Vamos repetir mais uma vez aqui: se acontecer qualquer acidente com vítimas, o governador Jaques Wagner será responsável, já que o diretor-executivo da Agerba, Eduardo