Os
engenheiros da montadora simularam o corpo, peso e formato da barriga
de uma mulher grávida, reproduzindo o peso e as características de uma
gravidez (uma bolsa de cerca de 2,7 kg que aplica uma pressão na bexiga e
tem compartimentos com almofadas e água que se assemelham aos
movimentos do feto. As simulações por computador permitem estudar como a
gestante e o feto são afetados em choques a diferentes velocidades e
ajudam no desenvolvimento de estratégias mais eficientes de proteção.
O estudo levou a Ford a divulgar algumas “dicas” importantes com
orientações de segurança para as mulheres grávidas que dirigem:
· O acesso aos pedais tem de ser bastante cômodo, com a máxima distância possível entre a barriga e o volante.
· O cinto de segurança deve ficar o mais próximo possível do corpo. Roupas volumosas podem prejudicar nesse sentido.
· A
alça inferior (pélvica) do cinto de segurança não deve ficar sobre a
barriga, mas abaixo dela, do modo mais plano possível, mantendo-a presa e
ajustada.
· O ideal é que a alça superior do cinto de segurança seja colocada sobre o tórax, entre os seios, bem ajustada.
· O cinto de segurança nunca deve ser posicionado debaixo do braço, ou por trás das costas.