JET SKI EM BARRA DE JACUÍPE: PROBLEMA DE TODO VERÃO. SAIBA COMO DENUNCIAR



Jet ski próximo a banhista em Jacuipe. Foto enviada por uma leitora.
Os problemas envolvendo os jet skis em Barra de Jacuípe sempre costumam vir à tona no verão, período em que o fluxo de banhistas normalmente aumenta na localidade, o que aumenta também o uso do veículo no local.
Barra de Jacuípe é considerada uma praia propícia para o uso do jet ski por conta das águas tranquilas do rio, porém o que se observa no local e em outras praias do litoral Camaçariense, é que muitos condutores não respeitam o limite imposto pela Capitania dos Porto, que é de uma distância mínima de 200 metros da praia.
“Passei o final de semana em Jacuípe e aquilo está um absurdo, no rio, nas proximidades do Camping, os jet skis não estão respeitando nada, quem quiser pode ir lá flagrar também”, conta a assistente social, Gilvânia dos Santos. No verão do ano passado o problema também foi noticiado aqui no Camaçari Notícias, “quase fui atropelado por um jet ski na praia de Jacuípe, onde o condutor não aparentava condições de conduzir o veículo. Iremos esperar ter uma vítima fatal para haver fiscalização?", disse a leitora. 
De acordo com comunicado enviado pela Capitania dos Portos da Bahia, uma pessoa só é apta para conduzir um jet ski se possuir habilitação de motonauta ou arrais-amador e para isso precisa ter mais de 18 anos e inscrever o veículo na Capitania, pois é com essa inscrição que se o condutor cometer alguma infração será notificado.  
No comunicado diz que, “se as pessoas flagrarem qualquer embarcação, jet-ski, escuna, veleiro em atitude que comprometa a segurança de banhista, pode fotografar a embarcação de maneira em que o veículo seja identificado e entrar em contato com a Capitania para encaminhar um email com as fotos e desta forma o condutor possa ser encontrado no banco de dados”. Quando identificado o condutor está sujeito a multa e penalidades que vão de suspensão temporária a cassação da 
habilitação
A capitania disponibiliza os telefones 9968-7934 e 3507-3777, que funcionam 24h por dia, para prestar atendimento em qualquer situação que represente risco para a segurança da navegação, da vida humana no mar e prevenção da poluição hídrica.
E segue até março a Operação Verão da Capitania dos Portos, onde as fiscalizações são intensificadas principalmente em locais com grandes concentrações de embarcações. Até o último dia 31 de janeiro, 24.038 embarcações já haviam sido inspecionadas.