O jogador revelado nas categorias de base do Atlético Mineiro subiu para o elenco profissional em 1999. Foi jogador do Galo de Minas Gerais até 2002, antes de sair passou uma temporada na Portuguesa e outra no São Caetano por empréstimo.
Após o destaque no “Azulão do ABC” deixou o Brasil seguindo para a Itália. Jogou no Veneza e depois se consolidou no Roma. No time da capital, marcou 40 gols em 154 jogos. Nesta época chegou à seleção brasileira e despertou o interesse de outros grandes europeus.
Foi para a Internacionale em 2008 e não repetiu a boa fase. Depois teve uma breve passagem pelo Milan, onde fez apenas sete jogos. Resolveu voltar ao Brasil e ao Atlético Mineiro, de onde ao que tudo indica, se despede ainda esta semana.
Mancini chega ao tricolor e desperta a esperança dos torcedores que amargaram os meus resultados dentro e fora de campo de outro meia experiente que chegou para com status de grande jogador – Zé Roberto -, mas que não rendeu.
A expectativa é de que Mancini, aos 31 anos, chegue para ajudar o Bahia a alcançar os objetivos na temporada do campeonato Brasileiro e da Sulamericana. Ainda não há informações sobre a duração do contrato e valores.