Em apenas
quatro anos, a Azul Linhas Aéreas se tornou a terceira maior do país. Fundada
em 2008 pelo empresário David Neeleman - também criador da aérea americana
JetBlue -, a empresa nasceu com a intenção de ficar perto dos consumidores.
Desde o nome - escolhido por meio de sugestões de futuros clientes - até as
últimas iniciativas, como desconto para quem consumir lanche no McDonald's,
levaram a empresa a ser eleita em 2011 como uma das mais inovadoras do mundo e
do Brasil pela revista americana FastCompany. Apostar em campanhas diretas com
os consumidores e evitar enfrentar diretamente a concorrência são componentes
do sucesso. Outra estratégia que se mostra bem sucedida nessa consolidação
é a operação em aeroportos menos concorridos e em rotas "menos interessantes". A
companhia também realizou uma ação mais corriqueira esta semana ao se fundir
com a concorrente Trip, criando a Azul Trp S.A. Com a operação, a empresa passa
a ter uma participação de 14% no mercado doméstico. As principais concorrentes,
TAM e Gol, detêm aproximadamente 40% cada uma.