Ferrari 458 Spider
Confira o
roteiro para conhecer de perto os principais carros esportivos do evento. As
ruas do Brasil não são o ambiente mais propício para um carro superesportivo,
seja pelas condições financeiras do público, que dificilmente consegue comprar
um, a dificuldade física para rodar no maltratado asfalto, que prejudica e
muito esse tipo de máquina. Por essas e outras, uma das únicas oportunidades
para ver um desses automóveis exclusivos é na exposição do Salão do Automóvel de São Paulo. O evento deste ano reúne alguns
dos principais modelos da categoria e mostra o melhor das marcas italianas,
alemãs, japonesas, inglesas e norte-americanas. Se o que você quer ver no Salão
são justamente essas joias confira em nosso roteiro qual caminho seguir pelo
Pavilhão de Exposições para não perder nenhum deles:
Para conhecer todos os superesportivos do Salão do
Automóvel você pode levar cerca de 4 horas, mas vale a pena.
Logo ao
passar pelas catracas de entrada do Salão o visitante já dá de cara com o
estande da Aston Martin, uma das principais fabricantes
de carros esportivos e de luxo da Inglaterra. No espaço da marca estão em
exposição os modelos Vantage V8, Rapide e o DBS, o carro usado no filme mais
recente do agente secreto James Bond. Todos esses carros são máquinas
construídas de forma artesanal e vêm equipados com poderosos motores com mais
de 400 cavalos de potência.
2 –
McLaren MP4-12C
Não foi
desta vez que a McLaren montou
um estande no Salão de São Paulo, mas isso não impediu a exposição de um modelo
da marca britânica no evento. Uma unidade do cupê MP4-12C, de propriedade particular, está
à mostra no espaço do Programa Autoesporte no evento. O carro, um dos
principais rivais da Ferrari 458 Italia, possui um motor 3.8 V8 de 592 cv e
pode passar dos 320 km/h.
3 –
Audi R8 GT Spyder
A estrela
que mais brilha no estande da Audi é o R8 GT Spyder, uma versão especial
“anabolizada” do R8 conversível, que traz mais potência e uma carroceria mais
leve. O modelo exposto no Salão custa R$ 1,2 milhão e justifica tal valor com
uma motorização e construção de altíssima tecnologia, com motor V10 de 650 cv e
um corpo moldado em fibra de carbono. Quem quiser ir além pode até dirigir esse
carro no Salão – veja como.
4 –
Mitsubishi Lancer Evo X
Das telas
do vídeo-game para o Salão do Automóvel, o Lancer
Evo X é o principal carro esportivo no estande da Mitsubishi-Motors. É a chance dos entusiastas
verem de perto o visual radical desta fera japonesa com seu enorme aerofólio
traseiro e as belas rodas BBS com largas pinças de freio vermelhas ao fundo.
Esse carro é um dos poucos esportivos que podem ser conferidos de perto, com
direito a visita a cabine.
5 –
Camaro ZL1
A versão
mais potente do Chevrolet Camaro, a ZL1 com motor V8 de 580 cv,
também está presente no evento. A GM, no entanto, trouxe o carro apenas para exposição
e não alimenta planos de comercializá-lo no mercado brasileiro. Além da
potência absurda, essa variante do musclecar ainda conta com todo um kit
aerodinâmico que muda bastante seu visual, além de itens mais esportivos na
cabine, como bancos concha e volante com revestimento de camurça.
6 – Mercedes-Benz SLS AMG GT3 45th Anniversary
A Mercedes-Benz escolheu o Salão de São
Paulo para promover o lançamento mundial do SLS AMG GT3 45th Anniversary, uma versão de pista do SLS comemorativa aos 45 anos de operações
da AMG, a divisão esportiva da marca
alemã. Trata-se de um carro sem luxos ou conforto, que abre mão do requinte em
nome de mais performance. Para andar ainda mais rápido, o modelo passou por um
alívio de peso e ganhou elementos aerodinâmicos mais eficiente, como o enorme
aerofólio na traseira.
7 –
SRT Viper
O Viper não
é mais Dodge, ele agora é um carro
da SRT, a nova divisão de carros
esportivos do Grupo Chrysler,
que trouxe para o evento a nova geração de seu clássico superesportivo. O
visual totalmente reformulado acompanha o novo motor 8.4 V10 de 648 cv, que
pode levar o carro a ultrapassar facilmente a faixa dos 300 km/h.
8 –
Toyota FT-86
Um dos
carros mais interessantes no estante da Toyota é o pequeno cupê FT-86, a nova aposta da marca japonesa
para voltar a aparecer entre os carros esportivos. Em vez de força bruta, esse
carro aposta na boa relação peso/potência, com uma célula compacto associada a
um motor potente, no caso um bloco 2.0 de 200 cv. Chama atenção também o
desenho ousado do carrinho e seu interior refinado, que pode ser conferido de
perto.
9 –
Ferrari 458 Spider
A Ferrari ficou de fora do Salão, mas a Fiat, dona da
marca, tratou de levar a nova 458 Spider para seu estande no
evento. Esse carro é a versão conversível da série 458 Italia com teto elétrico
moldado em lona e vem com o motor 4.5 V8 de 570 cv. É também um dos carros mais
caros à venda no Brasil: custa R$ 1,6 milhão.
10 –
Maserati GranCabrio Sport
A Maserati foi
outra marca que também ficou de fora do Salão, mas a Fiat, que detém os direitos da empresa, tratou de
levá-la para a feira, assim como fez com a Ferrari. O modelo escolhido para a
mostra foi o GranCabrio
Sport, um conversível de alto luxo com espaço para transportar
quatro pessoas em alta velocidade. A novidade vem equipada com o motor 4.0 V8
de 460 cv, capaz de levar o veículo aos 285 km/h.
11 –
BMW M6
O carro
mais radical da BMW no Salão é a nova geração
do M6 Coupé, que ficou com um visual ainda
mais esportivo e claro, mais potente. A versão atualizada traz o motor 4.4 V8
biturbo de 560 cv, o que segundo a marca é o suficiente para levar o veículo a
atingir até 250 km/h, velocidade máxima limitada eletronicamente. O fabricante,
porém, ainda não informou quando o modelo chega às concessionárias.
12 –
Lexus LFA
Um dos
carros mais impressionantes do Salão de São Paulo é o Lexus
LFA. Ele é considerado um dos carros mais modernos da atualidade,
pois reúne mecânica de ponta com uma carroceria construída basicamente com
fibra de carbono e metais muito leves, o que torna seu desempenho ainda mais
elevado e equilibrado. Ele vem com o motor 4.8 V10 de 552 cv e pode alcançar
até 325 km/h. O carro está à venda no Brasil por R$ 2,9 milhões.
13 –
Jaguar F-Type
Há tempos
sem lançar um carro realmente novo, a Jaguar quebra seu marasmo no Salão de São
Paulo com a apresentação do novo modelo F-Type, um conversível compacto e,
claro, de alta performance. O modelo chega ao Brasil em 2013 em versões com
motor 3.0 V6 e 5.0 V8. Os preços ainda não foram divulgados, mas baratos eles
com certeza não serão.
14 –
Ford Mustang Boss 302
Bem no
meio do estande da Ford fica o palco giratório do Mustang
Boss 302, a principal atração da marca do oval azul no evento. O
carro é um dos principais esportivos do Salão e parte de uma exclusiva versão
da montadora, a Boss 302, que faz alusão a uma clássica série do musclecar
lançada nos anos 1960. Já o número 302 é um referência em polegadas cúbicas ao
tamanho do motor, equivalente a 5.0 litros, no caso com 450 cavalos de
potência.
15 –
Subaru BRZ
O BRZ é o Toyota FT-86 da Subaru.
Mudam apenas os logotipos e alguns poucos detalhes estéticos, como o desenho
das rodas e dos para-choques. A motorização do carro também segue inalterada,
com o bloco 2.0 de 200 cv.
16 –
Porsche 911 4S
As diferentes versões do novo Porsche 911 estão chegando aos poucos
ao Brasil. A divisão nacional da marca guardou para o Salão de São Paulo o
lançamento do 911 4S atualizado. Para quem não sabe, essa é a
versão equipada com transmissão de tração integral – o modelo tradicional
possui tração traseira - , o que traz um novo estilo de condução, mais estável
e preciso. O motor do carro é um 3.8 de 408 cv e a velocidade máxima é limitada
em 300 km/h.&