OS SUPERESPORTIVOS DO SALÃO DO AUTOMÓVEL


Ferrari 458 Spider

Confira o roteiro para conhecer de perto os principais carros esportivos do evento. As ruas do Brasil não são o ambiente mais propício para um carro superesportivo, seja pelas condições financeiras do público, que dificilmente consegue comprar um, a dificuldade física para rodar no maltratado asfalto, que prejudica e muito esse tipo de máquina. Por essas e outras, uma das únicas oportunidades para ver um desses automóveis exclusivos é na exposição do Salão do Automóvel de São Paulo. O evento deste ano reúne alguns dos principais modelos da categoria e mostra o melhor das marcas italianas, alemãs, japonesas, inglesas e norte-americanas. Se o que você quer ver no Salão são justamente essas joias confira em nosso roteiro qual caminho seguir pelo Pavilhão de Exposições para não perder nenhum deles:
Para conhecer todos os superesportivos do Salão do Automóvel você pode levar cerca de 4 horas, mas vale a pena.

1 – Aston Martin
Logo ao passar pelas catracas de entrada do Salão o visitante já dá de cara com o estande da  Aston Martin, uma das principais fabricantes de carros esportivos e de luxo da Inglaterra. No espaço da marca estão em exposição os modelos Vantage V8Rapide e o DBS, o carro usado no filme mais recente do agente secreto James Bond.  Todos esses carros são máquinas construídas de forma artesanal e vêm equipados com poderosos motores com mais de 400 cavalos de potência.
2 – McLaren MP4-12C
Não foi desta vez que a McLaren montou um estande no Salão de São Paulo, mas isso não impediu a exposição de um modelo da marca britânica no evento. Uma unidade do cupê MP4-12C, de propriedade particular, está à mostra no espaço do Programa Autoesporte no evento. O carro, um dos principais rivais da Ferrari 458 Italia, possui um motor 3.8 V8 de 592 cv e pode passar dos 320 km/h.
3 – Audi R8 GT Spyder
A estrela que mais brilha no estande da Audi é o R8 GT Spyder, uma versão especial “anabolizada” do R8 conversível, que traz mais potência e uma carroceria mais leve. O modelo exposto no Salão custa R$ 1,2 milhão e justifica tal valor com uma motorização e construção de altíssima tecnologia, com motor V10 de 650 cv e um corpo moldado em fibra de carbono. Quem quiser ir além pode até dirigir esse carro no Salão – veja como.
4 – Mitsubishi Lancer Evo X
Das telas do vídeo-game para o Salão do Automóvel, o Lancer Evo X é o principal carro esportivo no estande da Mitsubishi-Motors. É a chance dos entusiastas verem de perto o visual radical desta fera japonesa com seu enorme aerofólio traseiro e as belas rodas BBS com largas pinças de freio vermelhas ao fundo. Esse carro é um dos poucos esportivos que podem ser conferidos de perto, com direito a visita a cabine.
5 – Camaro ZL1
A versão mais potente do Chevrolet Camaro, a ZL1 com motor V8 de 580 cv, também está presente no evento. A GM, no entanto, trouxe o carro apenas para exposição e não alimenta planos de comercializá-lo no mercado brasileiro. Além da potência absurda, essa variante do musclecar ainda conta com todo um kit aerodinâmico que muda bastante seu visual, além de itens mais esportivos na cabine, como bancos concha e volante com revestimento de camurça.
6 – Mercedes-Benz SLS AMG GT3 45th Anniversary
Mercedes-Benz  escolheu o Salão de São Paulo para promover o lançamento mundial do SLS AMG GT3 45th Anniversary, uma versão de pista do SLS comemorativa aos 45 anos de operações da AMG, a divisão esportiva da marca alemã. Trata-se de um carro sem luxos ou conforto, que abre mão do requinte em nome de mais performance. Para andar ainda mais rápido, o modelo passou por um alívio de peso e ganhou elementos aerodinâmicos mais eficiente, como o enorme aerofólio na traseira.
7 – SRT Viper
Viper não é mais Dodge, ele agora é um carro da SRT, a nova divisão de carros esportivos do Grupo Chrysler, que trouxe para o evento a nova geração de seu clássico superesportivo. O visual totalmente reformulado acompanha o novo motor 8.4 V10 de 648 cv, que pode levar o carro a ultrapassar facilmente a faixa dos 300 km/h.
8 – Toyota FT-86
Um dos carros mais interessantes no estante da Toyota é o pequeno cupê FT-86, a nova aposta da marca japonesa para voltar a aparecer entre os carros esportivos. Em vez de força bruta, esse carro aposta na boa relação peso/potência, com uma célula compacto associada a um motor potente, no caso um bloco 2.0 de 200 cv. Chama atenção também o desenho ousado do carrinho e seu interior refinado, que pode ser conferido de perto.
9 – Ferrari 458 Spider
Ferrari  ficou de fora do Salão, mas a Fiat, dona da marca, tratou de levar a nova 458 Spider  para seu estande no evento. Esse carro é a versão conversível da série 458 Italia com teto elétrico moldado em lona e vem com o motor 4.5 V8 de 570 cv. É também um dos carros mais caros à venda no Brasil: custa R$ 1,6 milhão.
10 – Maserati GranCabrio Sport
Maserati foi outra marca que também ficou de fora do Salão, mas a Fiat, que detém os direitos da empresa, tratou de levá-la para a feira, assim como fez com a Ferrari. O modelo escolhido para a mostra foi o GranCabrio Sport, um conversível de alto luxo com espaço para transportar quatro pessoas em alta velocidade. A novidade vem equipada com o motor 4.0 V8 de 460 cv, capaz de levar o veículo aos 285 km/h.
11 – BMW M6
O carro mais radical da BMW no Salão é a nova geração do M6 Coupé, que ficou com um visual ainda mais esportivo e claro, mais potente. A versão atualizada traz o motor 4.4 V8 biturbo de 560 cv, o que segundo a marca é o suficiente para levar o veículo a atingir até 250 km/h, velocidade máxima limitada eletronicamente. O fabricante, porém, ainda não informou quando o modelo chega às concessionárias.
12 – Lexus LFA
Um dos carros mais impressionantes do Salão de São Paulo é o Lexus LFA. Ele é considerado um dos carros mais modernos da atualidade, pois reúne mecânica de ponta com uma carroceria construída basicamente com fibra de carbono e metais muito leves, o que torna seu desempenho ainda mais elevado e equilibrado. Ele vem com o motor 4.8 V10 de 552 cv e pode alcançar até 325 km/h. O carro está à venda no Brasil por R$ 2,9 milhões.
13 – Jaguar F-Type
Há tempos sem lançar um carro realmente novo, a Jaguar quebra seu marasmo no Salão de São Paulo com a apresentação do novo modelo F-Type, um conversível compacto e, claro, de alta performance. O modelo chega ao Brasil em 2013 em versões com motor 3.0 V6 e 5.0 V8. Os preços ainda não foram divulgados, mas baratos eles com certeza não serão.
14 – Ford Mustang Boss 302
Bem no meio do estande da Ford fica o palco giratório do Mustang Boss 302, a principal atração da marca do oval azul no evento. O carro é um dos principais esportivos do Salão e parte de uma exclusiva versão da montadora, a Boss 302, que faz alusão a uma clássica série do musclecar lançada nos anos 1960. Já o número 302 é um referência em polegadas cúbicas ao tamanho do motor, equivalente a 5.0 litros, no caso com 450 cavalos de potência.
15 – Subaru BRZ
BRZ é o Toyota FT-86 da Subaru. Mudam apenas os logotipos e alguns poucos detalhes estéticos, como o desenho das rodas e dos para-choques. A motorização do carro também segue inalterada, com o bloco 2.0 de 200 cv.
16 – Porsche 911 4S
As diferentes versões do novo Porsche 911 estão chegando aos poucos ao Brasil. A divisão nacional da marca guardou para o Salão de São Paulo o lançamento do 911 4S atualizado. Para quem não sabe, essa é a versão equipada com transmissão de tração integral – o modelo tradicional possui tração traseira - , o que traz um novo estilo de condução, mais estável e preciso. O motor do carro é um 3.8 de 408 cv e a velocidade máxima é limitada em 300 km/h.&