Carlos Costa, diretor da Telexfree,
fala durante audiência pública na câmara dos deputados sobre a Telexfree. Empresa foi autuada por fornecer a tecnologia sem aval e pode ser
indiciada pela PF
O sistema
de telefonia por internet (VoIP, na sigla em inglês) da Telexfree é
clandestino, informou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Por essa
razão, a empresa foi autuada pelo órgão e poderá ser investigada pela Polícia
Federal. A Telexfree está com as atividades suspensas há 66 dias
por decisão judicial , acusada pelo Ministério Público do Acre
(MP-AC) de ser a maior pirâmide financeira do País. Cerca de 1 milhão de
pessoas aderiram ao negócio, e pagaram taxas de adesão que vão de R$ 722 a R$
3.322. Para os promotores, o faturamento da empresa depende sobretudo
dessas taxas. Por isso, quando não houver mais gente interessada, o esquema
quebra. Os representantes da empresa negam irregularidades e argumentam que os
recursos da empresa vêm, justamente, da venda de pacotes de telefonia
VoIP. Mas, em maio, uma equipe de fiscalização da Anatel visitou a sede
da Telexfree em Vitória (ES) e constatou que a empresa não tem a autorização
para operar Serviço de Comunicação Multimídia (SCM). Esse aval é necessário,
pois os serviços VoIP da Telexfree permitem a ligação para telefones
convencionais. A Anatel multou a Telexfree em R$ 4 mil. Além disso, o caso foi
comunicado à Superintendência da Polícia Federal em Vitória, no dia 27 de
junho. Procurada no fim da tarde desta quinta-feira (22), a corporação não
informou se foi aberto algum inquérito.
Aquisição
Em março
deste ano, a Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda
(Seae/MF) já havia sugerido que a Telexfree não tinha infraestrutura para
oferecer o VoIP no Brasil e nem acordo com alguma operadora de telefonia. Questionado
pela reportagem à época, Carlos Costa, um dos diretores da Telexfree, afirmou que esse contrato era feito
com uma operadora de telefonia nos Estados Unidos . Ele se
recusou, porém, a indicar o nome. Nesta quarta-feira (21), em audiência pública na Câmara dos
Deputados , perguntado sobre o fato, Costa argumentou que a
Telexfree havia adquirido a Voxbras, uma empresa que possui autorização para
prestar os serviços VoIP. "Como o nosso serviço trabalha dos EUA para cá,
porque nosso data center [ centro de dados ] fica nos EUA, nós tomamos a
providência. Quando a Anatel em abril começou a cobrar da gente a exigência,
nós adquirimos a Voxbras, que é uma empresa brasileira com todas as
regulamentações da Anatel", disse Costa.
Fonte IG
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