O processador da Intel ainda não foi lançado, e é cercado de mistérios. Alguns esperavam que seu lançamento ocorresse em meados de 2010, e até o presente momento isto não ocorreu. Mas isto não impediu o site polonês PCLab, que o submeteu à uma série de testes. O mais provável é que o lançamento seja em alguns anos, porque a Intel lançou recentemente uma linha de produtos, contudo, se criar outra melhor correm o risco de levar grandes prejuízos, sendo obrigada a aumentar os preços da nova linha, ou diminuir os da antiga, para poder compensar as perdas.
Características
O Core i9 é um hardware com seis núcleos, doze segmentos feitos em 32nm Socket LGA1366, que virá para tornar-se a versão aperfeiçoada e com diversas melhorias do processador Core i7. Com base nos testes feitos oferecem ganho de desempenho de até 50%.
Testes
Os testes identificaram um significativo aumento na velocidade com que determinados aplicativos são executados. O que é uma ótima notícia, pois atividades que exigem uso demasiado de recursos, como modelagem 3D e edição de vídeos são executadas até 50% mais velozmente do que nos atuais Core i7. De fato, uma grande vantagem no mundo da informática agora é acelerar o tempo gasto com atividades consideradas demoradas. Note que este desempenho não se dá em todas as tarefas, as que requerem menos poder do processamento continuam com o desempenho similar à do Core i7.
Segundo notícias, esse hardware progrediu muito se comparado ao Core i7, no que diz respeito ao consumo de energia. E tem como aproveitar o máximo desse processador configurando os programas que estão sendo executados para trabalharem com núcleos pré-definidos. Ressaltamos que os resultados podem sofrer alterações até seu lançamento final, mas em hipótese alguma seriam para pior. Assim, aguardemos ansiosos este lançamento da Intel que promete gerar menos gastos e utilizar os recursos da melhor forma possível. Estima-se que seu valor seja em torno de U$ 1.100,00. Valor este que, para quem trabalha com informática e depende dela e de seu bom desempenho, certamente valerá a pena.