Chegou ao fim a semana de anúncios da Valve. Após revelar o SteamOS, sistema operacional baseado em Linux, e as Steam Machines, computadores que rodarão o SO, produzidos por diversas fabricantes, e um protótipo próprio em fase beta, a companhia revelou o Steam Controller, o controle que será usado para jogar na plataforma. Com um design "maluco" que não lembra em nada os controles mais populares do mercado atualmente, do Xbox 360 e Playstation 3, o dispositivo tenta substituir a experiência do mouse e teclado, sem os limites oferecidos por um joystick comum. O que mais se destaca ao observar o design do produto são os dois trackpads sensíveis ao toque, bastante proeminentes, feitos para serem utilizados com os polegares, mas que também são clicáveis. A companhia afirma que os jogadores de PC se sentirão satisfeitos com os sensores, por reproduzir a estabilidade do mouse e teclado, levando para os "consoles" na sala de estar alguns jogos que antes eram quase injogáveis no joystick, como gêneros de estratégia e até mesmo tiro em primeira pessoa, que perdiam muita fluidez nos controles. "O controle Steam oferece um esquema novo de controlar que, em nossa opinião, é amplamente superior e que lhe permite jogar do conforto do seu sofá. Feito com tecnologia de alta precisão e focado em desempenho de baixa latência, o controle Steam é justamente o que a sala de estar pediu", explica no site oficial. Há também uma tela sensível ao toque na parte central, que também é clicável, e dois botões de ação na traseira. No total, são 16 botões, sendo que metade deles não exige que o usuário tire os polegares do trackpad para acessar. A melhor parte: ele será compatível com qualquer versão do Steam, então você poderá utilizá-lo no PC que já tem hoje, não precisa ter uma Steam Machine. Ele também permitirá que qualquer jogo da biblioteca do Steam seja compatível com ele, por meio de um "truque", que faz com que eles interpretem o joystick como um mouse e um teclado.
Fonte Valve