A fabricante de pneus Continental desenvolveu um novo sensor capaz de
informar a motoristas notificações sobre o estado de pressão, quantidade de
carga colocada sobre o carro e distância mínima de profundidade de piso. O
dispositivo fica acoplado sob a banda de rodagem do pneu – o que garante
resistência e, consequentemente, durabilidade ao sensor. Além de prover mais
segurança a motoristas, a invenção informa também a hora em que a troca de
pneus deve ser feita.
O dispositivo comunica-se por meio de um aplicativo para celular (todas
as estatísticas são então exibidas pelo app). Um assistente de enchimento de
pneus auxilia os motoristas a conseguirem sempre o melhor desempenho possível:
uma vez ajustada de modo correto, a pressão faz com que a vida útil do pneu
seja prolongada; economia de combustível e diminuição na emissão de gás
carbônico são outras das vantagens da correta calibração.
O destaque do acessório é o monitoramento da profundidade de piso.
Conforme demonstrado pela galeria de imagens postada logo abaixo deste
parágrafo, um limite mínimo até a superfície sulcada do pneu deve ser
respeitada. “Não é à toa que legisladores de todo o mundo definiram uma
profundidade mínima a pneus para uma condução segura. Estamos satisfeitos por
possibilitarmos a leitura dessas medidas de modo eletrônico a partir de um
sensor embutido nos pneus”, diz Andreas Wolf, chefe da unidade de negócios da
Body & Security.
Sensores para pneus começaram a ser introduzidos em 2002 – a partir de
novembro deste ano, a presença destes dispositivos em carros do tipo
"M1" será obrigatória nos países da Europa. Outra das características
valiosas implementadas pela invenção é a detecção do limite de carga suportado
pelos veículos (recurso que evita o carregamento excessivo de bagagens e
garante, assim, uma direção segura aos viajantes). Leia mais sobre o sensor
desenvolvido pela Continental aqui (em
inglês).