VEJA AQUI NO "SALADA MISTA", DICAS PARA VOCÊ QUE DIRIGE, E NÃO ENTENDE NADA DE MANUTENÇÃO DE VEÍCULOS

As vezes o profissional precisa utilizar colas formadoras de junta a base de silicone, mas sua aplicação irregular pode causar inúmeros pepinos e graves prejuízos.
As colas a base de silicone formadoras de juntas não acéticas são ótimas quando aplicadas em partes que demandam sua utilização, como juntas de cartérs ou outros pontos do motor, mas como todo procedimento, o seu uso indiscriminado pode trazer consequências desastrosas e danificar gravemente o motor do carro, ou seja, a aplicação excessiva, desatenta ou em locais que não demandam seu uso podem, por exemplo, interromper o fluxo do líquido de arrefecimento, óleo do motor, óleo da transmissão, fluído de freio, combustível e até da direção hidráulica entre outros.
Os vídeos da lista de reprodução acima ilustram uma pequena parte das possibilidades que podem complicar a vida de qualquer profissional, mas vamos falar de um caso muito interessante e que já ocorreu em muitas oficinas:
Válvula de Retenção
Os motores das linhas Monza, Kadett, S10, Omega, Corsa, Gol Power e muitos outros possuem uma gaiola que comportam o comando separado do cabeçote, peça responsável pela acomodação das válvulas, e a união dessas peças é feita por uma cola adequada, mas infelizmente alguns profissionais desconhecem essa informação e acabam utilizando silicone formador de juntas e ao apertar uma peça contra a outra o silicone se espalha e acaba obstruindo os dutos de fluxo de óleo para o comando de válvulas, causando danos sérios a peça, que chega a travar.
 Existem várias formulações de silicone no mercado, e aplicar, por exemplo, silicones acéticos em peças metálicas,é um dos erros mais comuns que notamos, pois estes produtos causam corrosão e travamento de parafusos e outros. Os silicones automotivos formadores de juntas são mais caros, então desconfie de produtos baratos, de qualidade duvidosa ou origem desconhecida. Toda cola ao ser pressionada pode esparramar, e você não quer arcar com prejuízos, quer?

Fonte Dr. Carro