LUZ DE ÓLEO
ACESA, BATIDA DE TUCHO E SUPERAQUECIMENTO CAUSADOS POR USO IRREGULAR DA COLA DE
SILICONE
As vezes o profissional precisa
utilizar colas formadoras de junta a base de silicone, mas sua aplicação
irregular pode causar inúmeros pepinos e graves prejuízos.
As colas a base
de silicone formadoras de juntas não acéticas são ótimas quando aplicadas em
partes que demandam sua utilização, como juntas de cartérs ou outros pontos do
motor, mas como todo procedimento, o seu uso indiscriminado pode trazer
consequências desastrosas e danificar gravemente o motor do carro, ou seja, a
aplicação excessiva, desatenta ou em locais que não demandam seu uso podem, por
exemplo, interromper o fluxo do líquido de arrefecimento, óleo do motor, óleo
da transmissão, fluído de freio, combustível e até da direção hidráulica entre
outros.
Os vídeos da lista de reprodução
acima ilustram uma pequena parte das possibilidades que podem complicar a vida
de qualquer profissional, mas vamos falar de um caso muito interessante e que
já ocorreu em muitas oficinas:
Válvula de Retenção
Os motores das linhas Monza,
Kadett, S10, Omega, Corsa, Gol Power e muitos outros possuem uma gaiola
que comportam o comando separado do cabeçote, peça responsável pela
acomodação das válvulas, e a união dessas peças é feita por uma cola adequada,
mas infelizmente alguns profissionais desconhecem essa informação e acabam
utilizando silicone formador de juntas e ao apertar uma peça contra a outra o
silicone se espalha e acaba obstruindo os dutos de fluxo de óleo para o comando
de válvulas, causando danos sérios a peça, que chega a travar.
Existem várias formulações de
silicone no mercado, e aplicar, por exemplo, silicones acéticos em peças
metálicas,é um dos erros mais comuns que notamos, pois estes produtos causam
corrosão e travamento de parafusos e outros. Os silicones automotivos
formadores de juntas são mais caros, então desconfie de produtos baratos, de
qualidade duvidosa ou origem desconhecida. Toda cola ao ser pressionada pode
esparramar, e você não quer arcar com prejuízos, quer?
Fonte Dr. Carro