As vezes
uma marca se torna sinônimo de um produto, como Coca-Cola e refrigerante, All
Star e tênis, Nescau e achocolatado… Porém existem casos em que uma empresa faz
um produto tão bom, que a marca se torna o nome padrão daquela coisa em si.
Por isso, meio sem querer, nós acabamos chamando diversos produtos pelo
nome da empresa e não por seu nome real:
MIOJO - O nosso famoso Miojo é um salvador daqueles que não possuem muitas
habilidades culinárias.Porém o nome Miojo é apenas o apelido dado ao
Macarrão Instantâneo inventado no Japão, em 1958, por Momofuku Ando.
Momofuku era dono da empresa Nissin
Food Products Corporation Limited e a sua invenção popularizou
mundialmente a empresa.
Dez anos depois de sua criação, o macarrão chegou ao
Brasil com o nome Nissin Miojo, que acabou virando sinônimo do produto.
Momofuku, conhecido como o “Rei dos Macarrões, costumava dizer que “A paz
está garantida quando não se está com fome”. Provavelmente ele levava muito a
sério seu slogan, porque, no caso do Miojo, a paz está garantida em apenas 3
minutos.
GILLETTE. - Já pensou
se você ainda tivesse que se barbear com uma navalha? Pois é, King Camp
Gillette é o nome do inventor norte-americano que criou as Lâminas de
barbear, produto que aposentou as afiadas e perigosas navalhas.
Gillette
é, na verdade, o nome da marca criada por King Camp, que pertencia a antiga
companhia The Gillette Company,
fornecedora mundial de diversos produtos.
Em 2005, a empresa foi incorporada
pela gigantesca P&G.
ISOPOR. - Imagine alguém
chegar para você e dizer: “Vamos colocar a bebida no poliestireno
expandido” O que? Pois é, esse é o verdadeiro nome do nosso querido
isopor. Isopor é uma marca registrada pela empresa química alemã
Basf.
O produto, que é descrito como um composto químico de estireno
expandido em pequenas bolhas ocas com cerca de 0,4 mm de diâmetro, constituído por
mais de 97% de seu volume de ar, tem o nome real de poliestireno
expandido, mas o “apelido” de isopor foi o que pegou. O nome real vem de
sua forma de fabricação. O plástico poliestireno sofre uma expansão de 50 vezes
em seu tamanho devido a um agente químico, criando o isopor ou
poliestireno expandido.
CHICLETE. - Chiclets,
ou chiclete, é o nome popular dado as gomas de mascar. Chiclets é uma marca de
doce produzida pela empresa Cadbury Adams.
O nome do produto é derivado da
palavra tziktli, chicle em inglês, que é a substância da qual a goma de mascar
era tradicionalmente feita.
O sabor original da goma de mascar era de menta e
no decorrer do tempo foram inventados outros sabores, tipos, cores e formatos,
mas o nome da marca ficou e acabou apelidando o produto.
COTONETES. - Hastes Flexíveis é
o nome verdadeiro daquele utensílio de higiene muito utilizado (ou não? o.O)
por todos, mas como esse nome é horrível, resolvemos rebatizar o objeto pelo
simples nome Cotonete, que é o nome comercial do produto da empresa Johnson
& Johnson.
O cotonete foi inventado em 1920 pelo polonês
naturalizado americano, Leo Gersternzang.Enquanto observava sua esposa
utilizando um palito de madeira com um pedaço de algodão na ponta para limpar a
orelha de sua filha, ele teve a grande ideia. Preocupado que a
madeira pudesse perfurar os ouvidos da menina, ou o algodão pudesse se soltar,
o polonês inventou as hastesflexíveis.
SUCRILHOS. - Ahhhh,os
deliciosos sucrilhos que preparamos todos os dias para o café da
manhã. Você provavelmente já ouviu falar em Cereal Matinal, mas não deve ter
ligado o nome a pessoa. Pois então, sucrilhos é o nome popular para
os cereais matinais.
Kellogg Company é uma multinacional americana produtora de cereais, como
o “Sucrilhos Kellogg’s”. Os cereais matinais e a empresa surgiram
como resultado dos esforços do Dr. Will Keith Kellogg e de seu irmão John
Harvey Kellogg para mudar os hábitos alimentícios dos pacientes de um sanatório
na cidade de Battle Creek, que estavam acostumados a comer carne e outros
alimentos pesados pela manhã.
Outro motivo que levou ao consumo de cereais, foi o fato de muitos
religiosos como os Quaker’s e os Adventintas, ao qual os irmãos Kellongs pertenciam,
serem contra o consumo de carne, pois acreditavam que ela aumentava o ardor
sexual. Eles queriam que seus seguidores passassem a consumir alimentos
vegetarianos. Incentivando, assim, o consumo de cereais.