TODOS SABIAM, MAS AGORA A CIÊNCIA PROVOU: HÁBITO SAUDÁVEL RETARDA ENVELHECIMENTO

A primeira fase do estresse, a fase de alerta, pode causar
mãos e pés frios.
Boca seca
Dor de estômago
Aumento da transpiração
Tensão e dor muscular
Ranger de dentes e aperto nas mandíbulas
Roer unhas
A  segunda fase do estresse, conhecida por resistência, pode causar falta de memória.
Mal estar generalizado
Formigamento nas extremidades do corpo
Sensação de desgaste físico.
Alterações no apetite
Na fase da quase exaustão os órgãos que são mais frágeis por questões genéticas começam a se deteriorar e o processo de adoecimento se inicia
A fase de exaustão pode causar diarreias frequentes
Insônia
Taquicardias.
Tonturas. 
Pesadelos frequentes
Cansaço excessivo
Irritabilidade
Angústia

Comer bem, dormir bem e praticar exercício regularmente reduz os efeitos do envelhecimento provocado pelo estresse

Hábitos saudáveis já eram considerados uma arma contra o envelhecimento precoce. Porém, agora cientistas conseguiram provar, pela primeira vez, que ao mesmo tempo que eventos estressantes aceleram o envelhecimento celular, esses efeitos negativos podem ser reduzidos mantendo uma dieta saudável, a prática de exercício físico e dormindo bem.
Cientistas afirmam que em momentos de estresse é preciso seguir hábitos saudáveis
Pesquisadores da Universidade da Califórnia, incluindo a ganhadora do Prêmio Nobel de 2009, a australiana Elizabeth Blackburn, examinaram os três hábitos saudáveis durante um ano em 239 mulheres não fumantes e após a menopausa. As participantes foram monitoradas por exames de sangue e também relataram se vivenciaram eventos estressantes nos 12 meses. A análise das amostras de sangue tinha o  objetivo de medir os telômeros, parte dos cromossomos que encurtam por conta de eventos estressantes. Com o encurtamento desta parte do cromossomo, as células não se duplicam e acabam morrendo, o que ocasiona o envelhecimento.
Os resultados mostraram que eventos estressantes, tais como a morte de um membro da família, pressão financeira, divórcio ou assédio sexual, tinham um efeito mensurável sobre o comprimento dos telômeros no cromossomo de células imunológicas das mulheres. As participantes que se exercitaram, dormiram bem e comeram bem apresentavam menor encurtamento do telômero do que aquelas que não mantiveram estilo de vida saudável, mesmo tendo níveis semelhantes de estresse. De acordo com o estudo, os hábitos saudáveis pareciam proteger os telômeros. "Este é o primeiro estudo que comprova a ideia de que eventos estressantes podem acelerar o envelhecimento de células imunológicas em adultos, mesmo no curto período de um ano. Porém, o mais importante é que os resultados indicam que é importante se manter ativo, comer e dormir bem durante períodos de alta tensão para atenuar o envelhecimento acelerado das nossas células do sistema imunológico", disse o autor do estudo, Eli Puterman, do departamento de psiquiatria da Universidade da Califórnia em São Francisco.
Conheça as quatro fases do estresse: - Estudos recentes associaram o encurtamento dos telômeros a uma ampla gama de doenças relacionadas ao envelhecimento, incluindo acidente vascular cerebral, demência vascular, doença cardiovascular, obesidade, diabetes de osteoporose e muitas formas de câncer.
"Os novos resultados são emocionantes. Eles nos impulsionam para avançar em intervenções para modificar o estilo de vida daqueles que vivenciam momentos de muito estresse para testar se o atrito do telômero pode ser verdadeiramente mitigado", disse Blackburn, já pensando em novos estudos.