Vestindo um terno branco, com um terço na
mão direita e cantando uma paródia da música “O Portão” enquanto come um prato
de carne, o primeiro vídeo da campanha do deputado federal Tiririca (PR) já
causa polêmicas. Com duração de
1minuto e 25 segundos, a assessoria da campanha argumenta que a produção era
para ser uma “brincadeira” com o comercial do cantor Roberto Carlos para o
frigorífico Friboi, mas foi retirada do Youtube a pedido da editora de músicas
EMI Songs por violação de direitos autorais. O vídeo original foi “quase que
imediatamente” retirado do ar, afirmou o advogado José Diamantino Alvarez
Abelenda, representante da empresa. As gravações que ainda estão no site são
novos compartilhamentos que, aos poucos, serão retirados da rede.
Como não houve pedido de autorização para veicular a música, tanto Tiririca
quanto o partido foram notificados para procurarem a EMI Songs e buscarem um
acordo extrajudicial. Caso contrário, ambos serão processados. “Não é uma
paródia porque deveria estar em um contexto engraçado, em um programa de
comédia, por exemplo, não em um programa político”, explicou Abelenda,
acrescentando que não foi procurado por ninguém vinculado ao candidato, à
campanha ou ao partido. Em campanha, o assessor de Tiririca Osvaldenir Stocker
disse que a notificação foi enviada para o setor jurídico do PR e que o
candidato não está envolvido com a questão. Ele explicou que o deputado “fez
uma brincadeira com Roberto Carlos”. “Nunca tivemos problemas (com outras
paródias). Desta vez tivemos por ser eleição”. Ele disse que todo o material de
campanha de Tiririca já está gravado, “todos na linha de brincadeira”. “Esse
era apenas o vídeo de abertura da campanha, não vamos explorá-lo o tempo todo.
Temos uma variedade de vídeos”, disse.
Veja o vídeo http://youtu.be/N_PTcGKaZiw