A correia dentada pode
ser trocada por Amor ou pela “Dor”, Pela Dor é bem mais caro!
O
proprietário tem que saber o momento de efetuar a troca da correia e o
profissional como fazer essa substituição da melhor forma possível.
Existem regras a serem seguidas que se desprezadas, podem trazer
inúmeros transtornos ao cliente e o reparador. Conhecer o processo de troca do
modelo é o primeiro grande passo, mas sem ferramentas e processos que venham
garantir o sucesso do serviço, a troca da correia pode virar uma grande fria e
trazer transtornos graves.
A
grande dificuldade em uma substituição de correia dentada vem
do desequilíbrio entre a Intenção e a Atenção. Onde, na Intenção de
se efetuar a substituição, o profissional despreparado ou desavisado, pode vir
a faltar com a Atenção necessária para que o serviço tenha o sucesso
desejado. No caso da correia dentada, a Intenção fica por conta
do cliente que deseja realizar a troca antes que a correia se quebre
danificando o motor, e o reparador deve ter 100%da Atenção. A troca da
correia dentada exige total Atenção, pois qualquer mínimo erro vai danificar
o motor imediatamente na primeira partida e nenhum reparador quer absorver esse
prejuízo e ainda ter que lidar com um cliente aborrecido.
O
reparador focado na Atenção, vai se preparar para o “Antes da troca”, reunindo
a literatura técnica necessária, ferramentas especiais e fará uma análise
pontual de itens que podem complicar o processo de substituição. O reparador
ainda irá analisar o estado do motor e de itens que após a troca, possam
colocar em dúvida o estado real do veículo, como barulhos preexistentes,
falhamentos ou indicativos de anomalias como a lâmpada da injeção eletrônica
entre outros. Toda essa Atenção irá evitar que surjam dúvidas caso
algum barulho ou falhamento venha a se
manifestar após a troca.
O
que chamamos de “Antes da Troca” irá fornecer uma referência para
o “Depois da Troca”. Qualquer detalhe preexistente deve ser informado por
escrito ao proprietário para que o reparador não seja questionado no final da
substituição da correia. O desejado é que o proprietário avalie e autorize os
reparos necessários, mas caso não o faça, o combinado deve sempre estar por
escrito. Correia Dentada – Não dê sopa, pois um dia ela vai te quebrar!
