Uma funcionária das Casas Bahia
vai receber uma indenização de R$ 15 mil depois de ter conseguido provar
judicialmente que era forçada a mentir para os clientes da loja enquanto
trabalhava. Ela afirma que era obrigada a fazer notas fiscais com valores de
itens opcionais já adicionados, sem ao menos informar aos clientes. Ela expôs
também a prática da empresa de cobrar dos funcionários metas mensais de vendas
de opcionais, como seguros e garantia estendida. Tudo isso sem que o cliente
soubesse ou autorizasse. Ela denunciou, também, a prática do “arredondamento
para cima” de taxas de juros.
De acordo com a funcionária,
vários clientes a chamavam de desonesta quando percebiam os esquemas que era
forçada a fazer para bater suas metas. Segundo ela, vendedores que descumprem
as metas recebem tarefas monótonas como uma espécie de “castigo”. A empresa
negou qualquer tipo de meta fundamentada em enganar seus clientes, afirmando
que as metas são “técnicas de vendas, com único objetivo de oportunizar maior
lucro e, consequentemente, aumento nas comissões”. A Via Varejo, que administra
as Casas Bahia, disse que vai adotar as medidas judiciais cabíveis.