CASAS BAHIA TERÁ QUE PAGAR R$ 15 MIL A FUNCIONÁRIA OBRIGADA A MENTIR



Uma funcionária das Casas Bahia vai receber uma indenização de R$ 15 mil depois de ter conseguido provar judicialmente que era forçada a mentir para os clientes da loja enquanto trabalhava. Ela afirma que era obrigada a fazer notas fiscais com valores de itens opcionais já adicionados, sem ao menos informar aos clientes. Ela expôs também a prática da empresa de cobrar dos funcionários metas mensais de vendas de opcionais, como seguros e garantia estendida. Tudo isso sem que o cliente soubesse ou autorizasse. Ela denunciou, também, a prática do “arredondamento para cima” de taxas de juros.
De acordo com a funcionária, vários clientes a chamavam de desonesta quando percebiam os esquemas que era forçada a fazer para bater suas metas. Segundo ela, vendedores que descumprem as metas recebem tarefas monótonas como uma espécie de “castigo”. A empresa negou qualquer tipo de meta fundamentada em enganar seus clientes, afirmando que as metas são “técnicas de vendas, com único objetivo de oportunizar maior lucro e, consequentemente, aumento nas comissões”. A Via Varejo, que administra as Casas Bahia, disse que vai adotar as medidas judiciais cabíveis.