Uma
pesquisa feita com 2 mil executivos brasileiros concluiu que 69% deles odeiam
reuniões. Embora seja uma ferramenta importante para discutir ideias e resolver
problemas corporativos, a maioria dos brasileiros odeia reuniões. Isso é o que
apontou uma pesquisa feita com 2 mil executivos brasileiros: 69% deles
consideram o compromisso algo “burocraticamente insuportável”. E não só isso.
Além de serem vistas como torturantes, as reuniões podem gerar prejuízos
financeiros. Segundo a pesquisa, uma empresa de médio porte (com cerca de 100
funcionários) joga no lixo aproximadamente R$ 500 mil com o tempo perdido em
discussões que não levam a nada. Mas afinal, o que faz desse compromisso algo
tão repudiado e contestado no mundo corporativo? Veja os fatores que podem
acabar com o sucesso de uma reunião profissional:
A FALTA DE OBJETIVIDADE. - Para que uma reunião seja bem
sucedida, todo time deve estar ciente do propósito da reunião. Embora isso
pareça algo óbvio, a falta de esclarecimento do motivo do encontro é um erro
muito comum cometido no ambiente corporativo. Sílvio Celestino, especialista em
carreira, afirma que “a melhor maneira de assegurar a produtividade é traduzir
o propósito em perguntas que deverão estar respondidas ao final da reunião”.
A AUSÊNCIA DAS
"PESSOAS CHAVE".
- É importante determinar quais são as “pessoas chave”, aquelas que estão
envolvidas no tema para a apresentação de ideias. Muitas vezes, profissionais
que não fazem parte da área ou do assunto proposto participam de reuniões, sem
poder contribuir com as discussões. Isso prejudica o desenvolvimento do debate
e dificulta a solução.
A FALTA DE
COMPROMETIMENTO. - Segundo
Sílvio, é extremamente importante que haja o comprometimento da equipe, e
principalmente dos líderes. Chegar atrasado, acessar e-mails durante a
discussão de temas e fugir do foco principal são alguns comportamentos que
podem arruinar a reunião, especialmente praticados por executivos em cargos
elevados: além de ser um sinal de falta de respeito com o time, essas atitudes
podem passar a ser consideradas comuns.
A PERDA DE TEMPO. - De acordo com o especialista,
muitos profissionais se comportam como se toda reunião tivesse uma regra que
obriga os participantes a permanecerem durante pelo menos 1 hora em reunião.
Mas não há sentido em querer cumprir todo o horário marcado se o resultado for
atingido antes do término. Embora seja algo enraizado na cultura de muitas
empresas, querer preencher o horário restante faz com que todos percam um tempo
precioso de trabalho.