REUNIÕES CORPORATIVAS SÃO PRODUTIVAS? DISCUSSÕES SEM FOCO E PERDA DE TEMPO: VEJA OS FATORES QUE PODEM ATRAPALHAR AS REUNIÕES CORPORATIVAS



Uma pesquisa feita com 2 mil executivos brasileiros concluiu que 69% deles odeiam reuniões. Embora seja uma ferramenta importante para discutir ideias e resolver problemas corporativos, a maioria dos brasileiros odeia reuniões. Isso é o que apontou uma pesquisa feita com 2 mil executivos brasileiros: 69% deles consideram o compromisso algo “burocraticamente insuportável”. E não só isso. Além de serem vistas como torturantes, as reuniões podem gerar prejuízos financeiros. Segundo a pesquisa, uma empresa de médio porte (com cerca de 100 funcionários) joga no lixo aproximadamente R$ 500 mil com o tempo perdido em discussões que não levam a nada. Mas afinal, o que faz desse compromisso algo tão repudiado e contestado no mundo corporativo? Veja os fatores que podem acabar com o sucesso de uma reunião profissional:

A FALTA DE OBJETIVIDADE. - Para que uma reunião seja bem sucedida, todo time deve estar ciente do propósito da reunião. Embora isso pareça algo óbvio, a falta de esclarecimento do motivo do encontro é um erro muito comum cometido no ambiente corporativo. Sílvio Celestino, especialista em carreira, afirma que “a melhor maneira de assegurar a produtividade é traduzir o propósito em perguntas que deverão estar respondidas ao final da reunião”.

A AUSÊNCIA DAS "PESSOAS CHAVE". - É importante determinar quais são as “pessoas chave”, aquelas que estão envolvidas no tema para a apresentação de ideias. Muitas vezes, profissionais que não fazem parte da área ou do assunto proposto participam de reuniões, sem poder contribuir com as discussões. Isso prejudica o desenvolvimento do debate e dificulta a solução.

A FALTA DE COMPROMETIMENTO. - Segundo Sílvio, é extremamente importante que haja o comprometimento da equipe, e principalmente dos líderes. Chegar atrasado, acessar e-mails durante a discussão de temas e fugir do foco principal são alguns comportamentos que podem arruinar a reunião, especialmente praticados por executivos em cargos elevados: além de ser um sinal de falta de respeito com o time, essas atitudes podem passar a ser consideradas comuns.

A PERDA DE TEMPO. - De acordo com o especialista, muitos profissionais se comportam como se toda reunião tivesse uma regra que obriga os participantes a permanecerem durante pelo menos 1 hora em reunião. Mas não há sentido em querer cumprir todo o horário marcado se o resultado for atingido antes do término. Embora seja algo enraizado na cultura de muitas empresas, querer preencher o horário restante faz com que todos percam um tempo precioso de trabalho.