O QUE FAZER NO CASO DE INCÊNDIO DO SEU CARRO!

INDENTIFIQUE O INCÊNDIO:

1) Fumaça BRANCA e sem cheiro é vapor de água e indica que seu veículo está com problema no radiador. Fumaça ESCURA e com cheiro forte é princípio de incêndio.

2) Se o fogo está no motor, não abra totalmente o capô. Isso facilitaria a entrada de oxigênio (comburente), aumentando o fogo.

Tome imediatamente as seguintes providências:


a) Estacione o veículo em local seguro e retire os passageiros.

b) Mantenha a calma: o tanque de combustível normalmente fica bem longe do motor.

c) Retire o extintor do suporte e rompa o lacre para destravar a válvula

d) Mantenha o extintor na posição vertical 

e) Através de uma pequena abertura no capô do motor, aplique parte do conteúdo do extintor para abafar o fogo.

f) Abra cuidadosamente o capô (lentamente), localize o foco de incêndio e elimine-o por completo

A Importância do Extintor de Incêndio Veicular: - Independente da vistoria anual do veículo, verifique periodicamente as condições do seu extintor de incêndio (pressão e validade). Lembre-se que ele pode salvar vidas evitando a propagação de um incêndio.

DÚVIDAS FREQUENTES E JUSTIFICATIVAS PARA O USO DO NOVO EXTINTOR ABC EM VEÍCULOS:

ESTE NOVO PÓ QUÍMICO É PREJUDICIAL À SAÚDE OU À NATUREZA ?

O pó ABC, largamente utilizado na Europa e nos EUA, não é nocivo à saúde. Seu principal componente, o fosfato monoamônico, é um produto muito utilizado na produção de fertilizante agrícola. Após a utilização de um extintor ABC, recomenda-se apenas ventilar o local e as áreas atingidas.

POR QUE ESSA EVOLUÇÃO FOI NECESSÁRIA ?

Porque 90% dos incêndios que se iniciam no compartimento do motor (classes B e C) passam para o painel, o carpete e o estofamento (classe A) onde estão os passageiros do veículo.

IMPORTÂNCIA DO EXTINTOR

1) Por que o extintor é obrigatório em veículos ?

Assim como o cinto de segurança, o encosto de cabeça, o retrovisor direito e outros itens de segurança, o extintor de incêndio pode salvar vidas. Por este motivo, ele é um item obrigatório desde 1968.

2) Mas carro pega fogo mesmo ?

Sim. As estatísticas do Corpo de Bombeiros mostram que em média 6,4 carros pegam fogo por dia no Rio de Janeiro e mais de 8 no Estado de São Paulo. E isso são apenas as ocorrências registradas. Normalmente o próprio dono do veículo nunca chega a ter tempo para acionar o Corpo de Bombeiros, a menos que absolutamente não possua extintor de incêndio. Trata-se de um sinistro de rápida propagação e que consome o veículo antes mesmo da chegada do socorro de bombeiros. Por este motivo muitas vezes o proprietário acaba desistindo de acionar o Corpo de Bombeiros, o que resulta em caso não registrado de fogo em veículo. Lembremos que nenhum veículo está imune a este tipo de sinistro, porque a causa do incêndio não costuma estar ligada à idade ou ao modelo do veículo. 

3) Como descartar este novo extintor que não é recondicionado ?

Os pontos-de-venda estão orientados a receber e encaminhar os extintores para a correta destinação, conforme a legislação ambiental vigente em cada localidade.