CONHEÇA 09 PARTES DO SEU CORPO QUE PODEM SER DISPENSADAS

O corpo humano é algo impressionante. Após milhares de anos nós nos adaptamos, mudamos e nos transformamos em uma máquina – quase – perfeita de sobrevivência. Entretanto, por alguma razão misteriosa, algumas partes parecem não fazer mais muito sentido e mesmo assim permanecem no corpo.Apesar das mudanças naturais que acontecem com o envelhecimento e dos fatos impressionantes que permeiam a vida, partes como o mamilo masculino e a apêndice são praticamente dispensáveis. A seguir, você confere uma lista com os 09 mais desnecessários.

1. Dedo mindinho. - Embora nossos ancestrais macacos precisassem de todos os dedos da mão para segurar e balançar nas árvores, atualmente o homem moderno consegue se virar perfeitamente com o dedão e a ajuda dos outros três dedos. Um fato curioso é que é muito difícil mover só o mindinho e não afetar o anelar.

2. Músculo eretor de pelos. - Antigamente, esses minimúsculos faziam com que os pelos de nossos ancestrais permanecessem eretos e passassem uma impressão ameaçadora para os inimigos – assim como fazem os gatos, cachorros e outros mamíferos. Hoje em dia, eles apenas servem para causar calafrios.

 3. Costela extra. - Quem nunca ouviu falar que alguma atriz ou cantora famosa tirou uma costela para ficar mais magra? Ao que tudo indica, esses boatos até que podem ser verdadeiros. Enquanto a maioria das pessoas tem 12 pares de costelas, 5% dos humanos – todos os chimpanzés e gorilas – possuem um conjunto extra perto do pescoço.

4. Dente do juízo . - O terror de muita gente é ter que arrancar o dente do juízo. Afinal, para que serve um objeto que fica no fim da boca coberto em grande parte pelas bochechas? Provavelmente para doer e causar despesas extras com o dentista. O grande problema é que nem todo mundo tem espaço hoje em dia na gengiva para suportar esses dentes. Entretanto, antes da invenção da pasta de dente e da higiene bucal em geral, os dentes do juízo serviam como backup quando os molares caiam.
5. Terceira pálpebra. - Sabe aquela pequena camada rosada que fica no canto do olho? Então, aquilo é uma sobra do que restou da membrana nictitante – uma capa translúcida que ainda está presente em alguns pássaros, répteis e peixes. A função da terceira pálpebra é deslizar de um lado para o outro para proteger o olho enquanto mantém a visibilidade.

6. Amígdalas. - Esses tecidos que ficam na parte de trás da garganta servem para filtrar bactérias e vírus – porém, eles também costumam infeccionar, sendo bem comum removê-los quando criança. Todavia, conforme ficamos mais velhos, eles encolhem e param de causar problemas.

7. Mamilos masculinos. - Fora serem polêmicos, os mamilos masculinos não servem para muita coisa. Na verdade, eles permanecem no corpo porque todos os fetos são gerados como meninas até que o cromossomo Y surja, transformando assim alguns deles em meninos. Portanto, os mamilos nos homens não passam de um subproduto do desenvolvimento embrionário.

8. Apêndice. - Ainda que você possa viver sem ela, alguns estudos recentes sugerem que o apêndice não é tão inútil quanto se pensava: uma de suas funções seria armazenar bactérias benéficas para o organismo, visando assim repovoar o intestino caso ocorra uma doença que remova todas as suas proteções.

9. Cóccix. - A base de sua espinha possui um conjunto de três a cinco vertebras agrupadas. Sabe o que isso significa? Em algum momento da evolução, as pessoas tiveram uma cauda! É difícil de acreditar, mas esse conjunto de ossos foi tudo o que sobrou dos nossos rabinhos.