GALERA DA LAPA ESTÁ COM MEDO


Reforma, Prefeitura começou dia 17.03  a retirada dos ambulantes
A empresa que administra a estação da Lapa (Nova Lapa Empreendimentos) confirmou para a hoje a retirada de permissionários e ambulantes do terminal rodoviário, para acelerar as obras no espaço. Alguns, aflitos, debatiam ontem o que fazer para garantir o retorno para os quiosques após a intervenção. Valdecir Vitor dos Santos, 66 anos, por exemplo, reclamou da falta de contrato para assegurar o regresso. Só saio daqui quando tivermos assinado algum documento. Assim, de boca, eu não acredito. Caso contrário, mandem um oficial de justiça para me retirar”, disse. Ex-permissionária de outra estação de buzu da cidade, Hermínia da Silva, 69, diz que já “viu e viveu” essa realidade. Ela passou 32 anos na Estação da Lapa e contou que, quando trabalhava na Estação Pirajá, passou pela mesma situação.
Quando Pirajá passou por intervenções, na década de 1990, a prefeitura, administrada por Lídice da Mata, prometeu que todos os comerciantes retornariam. No entanto, não foi isso o que aconteceu. À época ficou por isso mesmo e agora não seria diferente, porque, para mim, a justiça não existe para nós, pequenos. Só saio se um oficial de justiça vier e mandar sair”.

O diretor de terminais da Nova Lapa, Gilberto Menezes, disse que os permissionários, interessados em continuar trabalhando no local “serão prioridade” na escolha dos novos quiosques. “A reforma iria durar 12 meses e os permissionários deveriam sair da estação antes. A pedidos, vamos entregar parte dos quiosques em setembro deste ano e a saída deles foi adiada para amanhã [hoje]. Todos eles assinaram a ata de reunião que fizemos”. A Lapa está tomada por trabalhadores ilegais. Até andar está difícil