Assuntos que lideraram as queixas foram:
serviços de telefonia fixa, aparelhos telefônicos e produtos de informática
|
Durante o evento que comemorou os 25 anos do Código de Defesa do
Consumidor, realizado nesta sexta-feira (11), o Procon-Bahia divulgou o
Cadastro de Reclamações Fundamentadas com os 30 fornecedores mais reclamados
através do Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor). O
Superintendente do Procon-Bahia, Marcos Medrado, afirmou que o "cadastro
serve de critério para o Procon-Bahia fiscalizar essas empresas e também mostra
aos consumidores quais são as empresas que estão cumprindo e descumprindo as
suas obrigações". Segundo os dados do Cadastro, neste primeiro semestre de 2015 os assuntos que
lideraram as queixas foram: o primeiro lugar ficou para os serviços de
telefonia fixa, que receberam 494 reclamações, destas, 358 foram atendidas. O
segundo ficou com aparelhos telefônicos (convencional, móvel, interfone e
similares), com total de 405 e 216 atendidas. O terceiro assunto mais demandado
foram referentes a microcomputadores/produtos de informática, registrando 392
reclamações, sendo 247 atendidas.
Empresas. - No primeiro semestre de 2015, a operadora de telefonia Oi (Telemar Norte Leste S/A) permaneceu na liderança do ranking de reclamações fundamentas do Procon-Bahia indo para o terceiro ano consecutivo, com o total de 445 registros. Destes 319 foram atendidos. O segundo lugar ficou com a Embasa, concessionária de abastecimento de água, com 265 reclamações registradas. Destas, 133 foram solucionadas. O terceiro lugar, ficou com o Grupo CCE, com 227 reclamações, das quais 129 foram atendidas. O quarto lugar ficou com o Supermercado GBarbosa, com 191 reclamações registradas, destas 116 foram solucionadas e o quinto lugar ficou com a Rede de Varejo Magazine Luiza, com 186 reclamações registradas, sendo 115 atendidas.
Empresas. - No primeiro semestre de 2015, a operadora de telefonia Oi (Telemar Norte Leste S/A) permaneceu na liderança do ranking de reclamações fundamentas do Procon-Bahia indo para o terceiro ano consecutivo, com o total de 445 registros. Destes 319 foram atendidos. O segundo lugar ficou com a Embasa, concessionária de abastecimento de água, com 265 reclamações registradas. Destas, 133 foram solucionadas. O terceiro lugar, ficou com o Grupo CCE, com 227 reclamações, das quais 129 foram atendidas. O quarto lugar ficou com o Supermercado GBarbosa, com 191 reclamações registradas, destas 116 foram solucionadas e o quinto lugar ficou com a Rede de Varejo Magazine Luiza, com 186 reclamações registradas, sendo 115 atendidas.
1 - TELEMAR NORTE
LESTE S/A - TELEMAR – OI
.................................... 445 reclamações
2 - EMPRESA BAIANA DE
ÁGUAS E SANEAMENTO S/A - EMBASA........265
3 - CENCOSUD BRASIL
COMERCIAL LTDA - G BARBOSA.......................
191
4 - DIGIBRAS INDUSTRIA DO BRASIL S/A - GRUPO CCE
........................ 227
4 - MAGAZINE LUIZA
S/A - MAGAZINE LUIZA
..........................................
186
5 - VIA VAREJO S/A - CASAS BAHIA / PONTO FRIO....................................
177
6 - OI MOVEL S.A – OI
.......................................................................................
168
7 - LOJAS INSINUANTE LTDA
- LOJAS INSINUANTE................................
161
8 - COMPANHIA DE ELETRICIDADE DO ESTADO DA BAHIA – COELBA..
109
9 - SKY BRASIL SERVICOS LTDA – SKY
..........................................................
106
10- RN COMERCIO VAREJISTA S.A - RICARDO ELETRO
.............................. 105
11- CARDIF DO BRASIL SEGUROS E GARANTIAS S/A - CARDIF DO
BRASIL........ 104
12- LEADER S/A ADMINISTRADORA DE CARTOES DE CREDITO - LEADER
S/A . 103
13- PLL SALVADOR SERVICE CELULARES LTDA - PLL SALVADOR
SERVICE ...... 94
14- SAMSUNG ELETRONICA DA AMAZONIA LTDA.... 77
14- SAMSUNG ELETRONICA DA AMAZONIA LTDA.... 77
15- ELECTROLUX DO BRASIL S/A – ELECTROLUX........................................................
75
16- RAMIRO CAMPELO COMERCIO DE UTILIDADES LTDA - LOJAS
GUAIBIM....... 74
17- AREA SUL COMERCIO E SERVIÇOS LTDA - AREA SUL BAHIA...........................
74
18- MABE BRASIL ELETRODOMESTICOS LTDA - MABE - GE - DAKO -
BSH CONTINENTAL – BOSCH.. 71
19- TNL PCS S/A – OI.....................................................................................................
65
20- WHIRLPOOL S.A - MULTIBRAS UNID DE
ELETRODOMESTICOSBRASTEMP/CONSUL.................. 63
21- ELETRÔNICA SATO COMERCIO E SERVIÇOS LTDA - ELETRÔNICA
SATO........ 62
22- ASSURANT SEGURADORA S.A. - ASSURANT SEGURADORA.................................59
23- RICARDO ELETRO DIVINOPOLIS LTDA - RICARDO ELETRO.................................57
24- MULTILASER INDUSTRIAL S.A. – MULTILASER.......................................................55
25- BRITÂNIA ELETRODOMÉSTICOS LTDA - BRITÂNIA – PHILCO.............................54
26- CLARO S.A – CLARO........................................................................................................52
27- LOJAS AMERICANAS S.A - LOJAS AMERICANAS.....................................................50
28- TIM CELULAR S/A - TIM CELULAR..............................................................................47
29- BANCO BRADESCO S.A - BRADESCO EST UNIF........................................................47
30- CAIXA ECONOMICA FEDERAL - CEF MATRIZ - CAIXA MASTERCARD..............46
31- EMPRESA BRASILEIRA DE TELEC S.A. – EMBRATEL..............................................45
32- BANCO BMG S/A –
BANCO BMG.................................................................................40
33- CENTRO TECNOLOGICO LTDA - STARCELL SERVICE CENTER...........................39
34- B2W COMPANHIA DIGITAL - SHOPTIME.COM - AMERICANAS.COM - SUBMARINO.COM.................36
35- NOKIA DO BRASIL TECNOLOGIA LTDA - NOKIA DO BRASIL...............................35