Bancários de instituições públicas e
privadas de todo o país iniciam nesta terça-feira (6) greve por tempo
indeterminado. Eles querem reajuste salarial de 16% (reposição da inflação mais
5,7% de aumento real), entre outras reivindicações. A paralisação foi decidida
depois mais de 40 dias de negociações entre representantes dos trabalhadores e
a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A Fenaban ofereceu 5,5% de reajuste
para os salários e vales. A proposta inclui abono de R$ 2,5 mil, não
incorporado ao salário.
“Esse aumento proposto pelos bancos é
inimaginável”, disse o presidente da Confederação Nacional dos
Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), Roberto von der Osten.
“Reividicamos também garantia de emprego, melhores condições de trabalho, com o
fim das metas abusivas que adoecem os bancários, e igualdade de oportunidades”,
acrescentou. Os bancários também pedem participação no lucros equivalente a
três salários mais R$ 7.246,82. Em nota, a Fenaban informou que continua aberta
às negociações e que a proposta apresentada às lideranças sindicais prevê a
participação nos lucros dos bancos, de acordo com uma fórmula que, aplicada,
por exemplo, ao piso de um caixa bancário, de R$ 2.560,00, pode garantir até o
equivalente a quatro salários. Quanto à participação nos lucros, a entidade
propõe a distribuição de 5% a 15% do lucro líquido aos bancários, como regra
básica, além da parcela adicional que distribui mais 2,2% do lucro de cada
instituição.
Consumidores.
- Com a greve, os consumidores
devem ficar atentos ao pagamento de faturas, boletos bancários e outros tipos
de cobrança. Segundo o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) de São Paulo,
embora a greve não afaste a obrigação do consumidor de pagar as contas até o
vencimento, a empresa credora tem que oferecer outras formas e locais para que
as quitações sejam feitas.
Para não ser cobrado de encargos (juros
e multa) e ter o nome enviado a serviços de proteção ao crédito, a recomendação
do Procon é que o consumidor entre em contato com a empresa e peça opções de
formas e locais de pagamento, como internet e casas lotéricas. Esse pedido deve
ser documentado, ou seja, guardada a cópia do e-mail enviado ou anotado o
número do protocolo de atendimento, orienta a entidade. Assim, caso o
fornecedor não oriente sobre a quitação do débito, o consumidor pode
fazer a reclamação ao Procon. A Fenaban lembra que a população tem à disposição
caixas eletrônicos, internet banking, aplicativos do banco no celular,
operações bancárias por telefone e também pelos correspondentes (agências dos
Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais) como
alternativas para fazer transações financeiras. Nos caixas eletrônicos, os
saques noturnos são limitados a R$ 300,00 e o valor para saque diurno varia
conforme a instituição. Quem tem benefícios para serem sacados, segundo a
Fenaban, pode fazer saques por meio da rede de caixas eletrônicos 24 horas e
caixas eletrônicos dos bancos.