BENEFÍCIOS DO MAGNÉSIO PARA SUA SAÚDE

Dormir melhor, se livrar do estresse, melhorar a função cerebral, a saúde geral e o bem-estar. Estes são apenas alguns dos muitos benefícios do magnésio.
Certamente um dos nutrientes mais importantes para o corpo humano, o magnésio (Mg) está envolvido em todas estas questões, bem como, em pelo menos 300 reações bioquímicas essenciais. Estas incluem a síntese de proteínas, a produção de testosterona, a sensibilidade à insulina, a absorção do cálcio e na regulação do sistema nervoso simpático. Esse mineral também possui ação direta na produção de ATP, a molécula de energia do nosso corpo. Além disso, esse elemento permite o metabolismo da Vitamina D, o que significa que é essencial para a saúde dos ossos, além de auxiliar no tratamento da Osteoporose.
O magnésio está distribuído nas fontes alimentares vegetais e animais. Os alimentos ricos desse mineral são principalmente sementes, como as sementes de abóbora ou girassol, amêndoas, avelã, castanha-do-pará, caju e amendoim; e em vegetais, como a acelga, espinafre, beterraba e quiabo.
Abaixo estão listadas 12 razões para você certificar-se de como estão seus níveis de magnésio:
1. Sono melhor e redução da insônia: O magnésio tem um efeito calmante sobre o sistema nervoso. A falta da substancia pode alterar a atividade elétrica no cérebro, causando sono agitado e despertar frequente;
2. Melhorar a função cerebral e combater a depressão: O magnésio é essencial para uma boa memória. A suplementação com a substancia tem demonstrado o aumento da função cerebral, melhorando a atividade elétrica do cérebro, permitindo uma melhor função de aprendizagem e memória;
3. Elevar os níveis de testosterona e construir músculos: O magnésio é necessário para o metabolismo de energia e desempenho físico;
4. Maximizar a síntese de proteínas: Magnésio suporta a síntese de proteínas, pois permite a função da enzima no corpo;
5. Anti-inflamatório e melhor saúde cardíaca: Inflamação não é apenas um obstáculo para a recuperação de treinos duros; Também contribui na prevenção de doenças do coração, Alzheimer, artrite, e diabetes.
A deficiência de tal substancia também diminui o metabolismo lipídico e aumenta a pressão arterial, impactando negativamente a saúde das artérias e finalmente, causando a aterosclerose;
6. Ossos mais fortes e prevenção da osteoporose: O cálcio é necessário para ossos mais fortes, entretanto é preciso manter os níveis adequados de magnésio e Vitamina D para mantê-los saudáveis. O magnésio ativa a atividade da enzima celular, permitindo que o corpo converta Vitamina D em sua forma ativa para ajudar na absorção do cálcio e construção óssea .
7. Melhorar a sensibilidade à insulina: Prevenir Diabetes. Baixos níveis de magnésio podem diminuir a sua sensibilidade à insulina, tornando mais difícil de se perder gordura.
8. Prevenção da síndrome metabólica: Os baixos níveis de magnésio são comuns em mulheres grávidas. Reposições do mineral são recomendadas para diminuir o risco de desenvolvimento de diabetes e síndrome metabólica na criança após o nascimento.
9. Stress, a substancia é necessário para o metabolismo de cortisol: O magnésio afeta o  sistema nervoso, o que provoca a liberação de Cortisol como parte de sua resposta ao estresse.
O magnésio é essencial para o metabolismo do cortisol, bem como em níveis adequados podem ajudá-lo a retornar ao estado relaxado mais rapidamente.
10. Digestão: Há uma série de sintomas causados pela deficiência de magnésio, incluindo constipação, fadiga, irritabilidade, insônia, tremores musculares e espasmos, e da função mental deficiente.
Estudos mostram que o magnésio melhora a digestão e ainda sugerem que o efeito benéfico da  fibra dietética em um trato gastrointestinal saudável é devido ao seu alto teor de magnésio.
11. Hiperatividade e TDAH: A suplementação com magnésio foi mostrada para aumentar a capacidade de atenção e a atividade cerebral.

12. Gordura abdominal e obesidade: A circunferência da cintura pode sugerir uma possível deficiência de magnésio. Tal substancia é particularmente importante no tratamento da obesidade. Pessoas obesas geralmente têm síndrome metabólica e baixo grau de inflamação crônica, que é ampliada por status de baixa de magnésio no organismo.