CONTRACHEQUE IMPRESSO SERÁ SUBSTITUÍDO POR DOCUMENTO ONLINE


A facilidade do acesso eletrônico a documentos e informações levará as secretarias e órgãos públicos estaduais a deixar de emitir, a partir de novembro próximo, o contracheque dos servidores do Estado em formato impresso. O documento poderá ser acessado no Portal do Servidor, por meio dos caixas eletrônicos do Banco do Brasil e também pelo portal do banco na internet. De acordo com informações da Secretaria da Administração (Saeb), com o fim da emissão mensal do contracheque dos 260 mil servidores (ativos, inativos e pensionistas), o governo também deixará de gastar em torno de R$ 2 milhões ao ano com impressão e postagem do documento. A suspensão do contracheque no formato impresso integra uma série de medidas de economia e sustentabilidade que Governo do Estado está adotando, a exemplo do Projeto Papel Zero, para incentivar a diminuição da impressão gráfica de projetos e documentos. A ideia é tramitar tudo o que for possível em meio digital. O servidor poderá ter acesso e, caso deseje, imprimir seu contracheque pelo Portal do Servidor. O acesso somente será feito mediante identificação e senha, que poderá ser cadastrada nos setores de Recursos Humanos do órgão ou secretaria onde o servidor estiver lotado. Estes setores também passarão por processo de capacitação, buscando tirar dúvidas e resolver problemas dos servidores que tiverem dificuldades em relação à atualização de dados cadastrais, criação de senha e de e-mail.

Autenticidade
“É importante destacar que o contracheque digital terá código de autenticidade, o sigilo dos dados será preservado por senha digital e na internet as informações poderão ser consultadas com maior antecipação, porém, não é necessário imprimir para guardar, pois o Portal do Servidor armazena todos os contracheques, deixando-os sempre acessíveis", destaca o coordenador de Tecnologias da Saeb, André Peixinho. A questão da segurança é outro ponto importante. Devido à complexidade de produção e distribuição dos contracheques em formato impresso, o documento já chegava com atraso ao servidor. Além disso, caso o documento não fosse entregue em mãos, por problemas de entrega ou postagem, a confidencialidade das informações corria o risco de ser violada. Além disso, geravam acúmulo de papel nos setores de RH.

Fonte *Agecom BA