Veículos extremamente silenciosos, que não emitem poluentes e podem ser abastecidos diretamente na tomada. O que antes parecia cena de filme de ficção científica agora faz parte do nosso dia a dia. Isso porque as duas maiores capitais do Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo, já contam com carros elétricos circulando entre suas frotas de táxis, assim como Tóquio, São Francisco e Nova York, que também buscam uma alternativa para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes. A seguir, saiba mais sobre esse projeto.
No Brasil
São Paulo foi a primeira cidade a lançar o Projeto Piloto de Táxi Elétrico. Em junho de 2012, dois carros do elétrico Nissan Leaf passaram a circular pelas ruas paulistanas. No final do mesmo ano, mais oito carros foram disponibilizados e, agora, outra montadora japonesa anunciou a doação de 20 automóveis. Os elétricos costumam rodar em regiões bem movimentadas da cidade, como Avenida Paulista, Rua da Consolação e Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini. Já os cariocas viram seus primeiros ecotáxis chegarem à Cidade Maravilhosa no início de março. A iniciativa partiu de uma parceria entre a Petrobras Distribuidora, a Prefeitura e a Nissan. No começo, dois modelos Nissan Leaf estarão disponíveis, partindo do Aeroporto Santos Dumont. Espera-se que mais 13 veículos do mesmo modelo sejam colocados nas ruas até o final de 2013. Vale ressaltar que o valor da tarifa continua o mesmo, independentemente do modelo do carro.
Tendência global
Amarelos, pretos, brancos. Nas cidades grandes, os táxis são tão numerosos e essenciais que, em alguns casos, viram até atração turística, como os tradicionais “blackcab” de Londres — que já possuem sua versão elétrica. Por isso, a substituição dos carros comuns por modelos que não emitem poluentes representa um grande avanço contra o aquecimento global. Em São Francisco, por exemplo, a iniciativa teve início em 2007 e hoje os elétricos já representam 78% da frota da cidade. Tóquio, Cidade do México e Bogotá também aparecem como cidades referência no quesito ecotáxi.
Recarga
O modelo Nissan Leaf é composto de 48 baterias de íon-lítio, que podem ser carregadas normalmente em uma tomada caseira. A carga completa dura o período de oito horas. Outra alternativa são os carregadores rápidos, que fazem a recarga em apenas 30 minutos. No Rio de Janeiro, a Petrobras oferece esse serviço no Posto do Futuro, na Barra da Tijuca, e no Posto Escola da Lagoa, na Lagoa Rodrigo de Freitas.
O que os táxis elétricos que circulam no Brasil têm?
- Autonomia de 160 km. Depois disso, é necessário realizar a recarga.
- 80 kW de potência, podendo alcançar 145 km/h.
- É 100% elétrico, por isso não emite nenhum tipo de gás poluente na atmosfera.
- Não faz barulho, ajudando a diminuir a poluição sonora do trânsito.
- 80 kW de potência, podendo alcançar 145 km/h.
- É 100% elétrico, por isso não emite nenhum tipo de gás poluente na atmosfera.
- Não faz barulho, ajudando a diminuir a poluição sonora do trânsito.