O primeiro trecho da Linha 17-Ouro do metrô da
capital paulista terá 7,7 km de extensão e oito estações
O governo
do Estado de São Paulo apresentou nesta quarta-feira (31) o trem que será usado
no monotrilho. Projetado para ligar a estação Jabaquara do Metrô ao
Shopping Butantã, na avenida Francisco Morato, o monotrilho deve começar a
funcionar, em parte, já no ano que vem. Isso porque a promessa é entregar o
trecho que ligará o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, até a estação Morumbi
da Companhia Paulista de Trens Urbanos (CPTM) um mês antes da Copa de 2014,
evento que será disputado no Brasil entre os dias 12 de junho e 13 de julho
evento e tem a capital paulista como uma das sedes.
Apesar de existir o risco da obra não ser concluída até a data do evento , o fato é
que a chamada Linha 17-Ouro do metrô da capital paulista vai definitivamente
mudar a aparência de algumas vias e bairros da cidade. O primeiro trecho a ser
entregue terá, por exemplo, 7,7 km de extensão e oito estações: Jardim
Aeroporto, Congonhas, Brooklin, Vereador José Diniz, Água Espraiada, Vila
Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi. Por conta dissso, uma ideia avaliada pela
empresa controlada pelo governo do Estado é instalar um envelope de plástico ao
redor do elevado por onde circularão os trens. A estrutura tem cristais que
escurecem na hora em que a composição roda por ali, impedindo que os
passageiros olhem para fora e possam ver os apartamentos.
O
monotrilho é um trem relativamente pequeno – menor que um metrô – e já opera em
cidades dos EUA, Japão e vários outros países. Ele correrá sobre vigas de
concreto a 15 metros do chão, mais ou menos a altura do terceiro andar de um
prédio, suficiente para fazê-lo passar por cima das pontes que cruzam o
trajeto. Os pilares que sustentam essas vigas ficarão, quase sempre, nos
canteiros centrais das avenidas. Os vagões se movimentam com pneus de borracha
sobre concreto, por isso, segundo o Metrô, são mais silenciosos que um trem
comum – com rodas e trilhos de aço.
Fonte IG