As companhias não são constituídas
apenas por indivíduos, mas por times com habilidades complementares. Recrutar
bons funcionários é apenas uma das ações para obter sucesso, a empresa precisa
também nutrir um ambiente em que ela e seus colaboradores possam crescer. O Mashable conversou
com nove empresários e reuniu dicas de como construir uma boa cultura
organizacional, com um time focado e satisfeito. Veja abaixo:
1 – Faça a manutenção
de funcionários. - Contratar é um processo contínuo e merece atenção durante toda a
estadia do funcionário na empresa. É importante pensar sobre o plano de
carreira da pessoa e deixar que ela se adapte às novas responsabilidades. O
colaborador precisa saber onde está e para onde vai. Um dos maiores erros que a
empresa pode cometer é não fazer a manutenção do funcionário.
2 – Incentive o
pensamento empreendedor. - Todos os funcionários devem pensar como os
donos da empresa. Para isso, os fundadores precisam perguntar a opinião dos
colaboradores sempre, encorajando as pessoas a tomarem decisões como se fossem
os principais responsáveis pela companhia.
3 – Funcionários são parte do negócio. - Na hora da
contratação tenha em mente que pessoas medíocres não trarão o sucesso que a
empresa prevê. Portanto, uma das ações mais importantes dentro de uma
companhia, mesmo que seja pequena, é contratar um bom recrutador. Os negócios
serão diretamente afetados pelos funcionários contratados.
4 – Lidere pelo exemplo. - Dentro de uma
companhia todos se alimentam das atitudes do chefe. A cultura começa com os
líderes e, portanto, eles precisam inspirar os funcionários por meio do
exemplo. Seja focado, pontual, bem-humorado, otimista e trabalhe com vontade.
5 – Não subestime freelancers. - Contratar
alguém é um comprometimento muito grande. Para algumas empresas freelancers
fazem mais sentido. A tecnologia atual permite que os serviços sejam
contratados e pagos pela internet. Trata-se de uma economia de tempo e
dinheiro. Obviamente há sempre a oportunidade de se contratar um freelancer
muito bom.