Centenas
de clientes de bancos e financeiras estão enfrentando dificuldades para fazer o
pagamento antecipado de empréstimos. A liquidação antecipada ocorre quando o
cliente faz o pagamento total ou parcial da dívida antes do vencimento, com
dinheiro próprio ou por transferência de recursos de outro banco para fazer a
portabilidade do empréstimo. Com o pagamento antecipado, há redução proporcional
dos juros.
Dinheiro. - De acordo com o Banco Central (BC),
somente em junho, nove clientes registraram reclamações no órgão por não terem
conseguido fazer a liquidação antecipada. Além desses, 160 clientes bancários
reclamaram de ter sido negada injustificadamente a portabilidade de crédito
consignado. Mais 26 reclamações foram feitas relacionadas à portabilidade de
operações de crédito.
Já a Associação de Consumidores Proteste recebeu 134 reclamações de
consumidores relacionadas a dificuldades para quitação antecipada de débitos,
nos últimos 12 meses. Por conta das reclamações dos associados, a coordenadora
institucional da entidade, Maria Inês Dolci, disse que a associação decidiu
entrar com duas ações na Justiça de São Paulo contra o Banco BMG e a BV
Financeira pedindo indenização por danos materiais e morais coletivos aos
consumidores que não conseguiram a quitação antecipada de financiamento.
“Decidimos entrar na Justiça contra essas duas instituições porque são as que
mais dificultam a liquidação antecipada”, disse. Em outros casos, segundo ela,
houve negociação com as instituições financeiras para resolver os problemas.
“Selecionamos os dois que mais burocratizam na hora de fazer a liquidação. Eles
não dão resposta ou demoram para responder, não emitem o boleto para
pagamento”, disse Maria Inês.
Por meio da assessoria de imprensa, o Banco BMG informou que não foi notificado
sobre a ação movida pela Proteste e que apresentará as informações à Justiça
tão logo seja solicitado. “O Banco BMG esclarece que se empenha de forma
incansável para oferecer o melhor atendimento e age de forma imediata para
sanar quaisquer dúvidas ou pendências de seus clientes, obedecendo a legislação
aplicável”, disse a instituição, em nota.
A BV Financeira também disse que não foi notificada e não tem informações sobre
os casos específicos. “Gostaríamos de destacar, no entanto, que permanecemos à
disposição de todos os clientes por meio de nossos canais de atendimento, a
central de relacionamento no 3003 1616 (capitais e regiões metropolitanas) ou
no 0800 701 8600 (demais localidades)”, informou em nota.
De acordo com a legislação, as instituições financeiras são obrigadas a
fornecer, em até um dia útil, contado a partir da data da solicitação, as
informações necessárias para fazer a portabilidade de crédito, como o número do
contrato, o saldo devedor atualizado, taxas de juros e prazos remanescentes.
Caso a instituição não preste as informações requeridas, a orientação do BC é
procurar inicialmente a ouvidoria do banco, que tem até 15 dias para dar
resposta.
No site do BC, é possível conferir perguntas e respostas sobreliquidação antecipada e portabilidade de operações de crédito.
Fonte EBC