Para
garantir que não haja dúvidas quanto ao consumo de água cobrado de cada
usuário, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern)
disponibiliza aos clientes o serviço de aferimento de hidrômetro, feito
mediante solicitação do interessado. A checagem de hidrômetro está disponível
para os clientes das regionais Natal Sul (zonas sul, leste e oeste de capital),
Natal Norte (zona norte da capital e cidades vinculadas), e ainda, Regional
Litoral Sul, Regional Assú, Regional Caicó e Regional de Pau dos Ferros e suas
respectivas cidades vinculadas.
Caso o laudo
emitido comprovar que o hidrômetro não tinha qualquer alteração será cobrada
uma taxa de R$ 55,20, a ser incluída na conta do usuário, podendo ser
parcelada. Por isso, é importante que antes de solicitar o serviço da Caern,
havendo dúvidas sobre alteração excessiva no valor da conta mensal, por
exemplo, o usuário deve verificar se não existem vazamentos ou outras avarias
que acabem por acarretar o aumento do consumo.
Márcio
Gomes, chefe da Unidade de Cadastro e Faturamento da Caern explica que o cliente
pode acompanhar o aferimento do hidrômetro na Caern, com a presença também de
um técnico do Inmetro. “São feitos cinco testes, dentro dos critérios
estabelecidos pelo Inmetro e, depois, é emitido um laudo para o cliente”,
explica Márcio. Caso seja detectado problema no hidrômetro, outro equipamento,
devidamente aferido, é colocado no lugar e a conta de água é reemitida, com
base em uma nova medida de consumo do período de cinco dias, a ser projetada
para um consumo mensal. Nesse caso, o usuário não paga o serviço. Quando o
cliente tem interesse em solicitar o aferimento, deverá procurar o escritório
local ou distrital da Caern ou o atendimento da Caern na Central do Cidadão.
PARALELO. - Nas cidades do interior onde não há o serviço de aferimento, como por
exemplo, Mossoró, a Caern faz a checagem do uso instalando um hidrômetro
paralelo. “O próprio operador do sistema vai à casa do usuário e instala outro
hidrômetro para fazer a medição do consumo em paralelo”, informa Márcio Gomes.
A medição é feita por no máximo uma semana e, em caso de divergência, o
hidrômetro é trocado. Nessas situações, o consumidor não paga qualquer taxa
pelo serviço.