Nanico Car, nascido em oficina, ganha investimento e será produzido em
série no Ceará. Preços partirão de R$ 15 mil, quase a metade de um Palio
O que nasceu mais como um hobby
de um designer e customizador paulistano se transformou num negócio sério. O Nanico Car, um microcarro montado
numa pequena oficina na Zona Sul de São Paulo pelo designer Caio Strumiello ganhará uma
linha de montagem no Ceará. O governo do estado anunciou que o projeto ganhará
incentivos fiscais para ser produzido na cidade de São Gonçalo do Amarante, a
65 km de Fortaleza. Strumiello passou a contar com o investimento de Paulo
Roberto da Conceição, que investirá R$ 8 milhões numa fábrica para os dois
modelos criados por ele. A expectativa é produzir cerca de 500 veículos por
mês. A ideia é vender o carro urbano por
preços entre R$ 15 mil e R$ 21 mil, bem mais em conta que o Palio Fire, hoje o
modelo mais barato do mercado e que custa cerca de R$ 28 mil.
Motor de scooter. Estrela até do programa do Faustão, da Rede Globo, o Nanico surgiu
artesanalmente e já teve 15 unidades fabricadas em São Paulo. São duas versões,
uma com apenas 1,90 metros de comprimento, e outras menor ainda, cujas rodas
quase se tocam praticamente metade do tamanho de um carro compacto.
O modelo é feita de fibra, pesa menos de 300 kg (um
Celta tem cerca de três vezes esse peso), e usa um motor de 125 cc derivado de
um scooter. A grande sacada do Nanico é prometer agora uma versão elétrica. Graças
ao novo sócio, o veículo passará a ser vendido também com um motor elétrico de
7,5 kW e baterias recicláveis importadas da China. A autonomia é estimada em 80
km e a velocidade média, em 60 km/h. A empresa, recém constituída, diz ter 100
encomendas do microcarro, mas não há informações sobre quando o modelo terá sua
produção iniciada.
Apesar do otimismo que cerca o projeto, questões
como segurança dos ocupantes e mesmo o enquadramento do veículo suscitam
dúvidas. Apesar das quatro rodas, o Nanico não deve ser considerado um
automóvel, caso contrário seria obrigado a ter airbags frontais e freios com
sistema ABS. A escolha do Ceará como local de produção coincide com uma das
ultimas iniciativas bem-sucedidas de produção de um veículo de projeto
nacional. É na cidade de Horizonte que surgiu o jipe Troller, hoje uma marca
ligada à Ford. Resta saber se a carreira do novo carro nacional será longa ou
‘nanica’, como seu tamanho.