ABDOMINAIS HIPOPRESSIVOS, O EXERCÍCIO DA MODA PARA REDUZIR A CINTURA

Exercícios hipopressivos trabalham com a musculatura profunda
Modelos e celebridades têm popularizado os chamados abdominais hipopressivos, um tipo de exercício de contração do abdômen baseado na pressão e tensão que, até certo ponto, pode substituir os exercícios abdominais tradicionais. Juan Francisco Marco, professor do centro de ciência esportiva Alto Rendimento, na Espanha, afirma que a chave para o sucesso com esses exercícios é saber qual é o objetivo. A técnica é usada por algumas mulheres depois de dar à luz, mas as vantagens deste tipo de abdominal não são exclusivas para as modelos e nem apenas para as mulheres que acabaram de ter um filho. O exercício pode beneficiar a maioria das pessoas. "A teoria do exercício hipopressivo é que é um treinamento baseado principalmente na contração isométrica da musculatura profunda abdominal, em que há tensão muscular mas não há movimento", disse o preparador físico espanhol. "O que se consegue é a redução da cintura e a tonificação do abdômen profundo."
Postura.- Marco destaca que o fato de manter o abdômen bem contraído já pode ser considerado como um exercício hipopressivo, já que simplesmente o objetivo é ativar a musculatura profunda abdominal e abrir a caixa torácica. "Depende muito da respiração e uma de suas características principais é a apneia (prender a respiração)."

Com os exercícios hipopressivos é possível controlar a respiração e contrair o abdome em posturas parecidas com as da ioga
Por ser um exercício baseado nas posturas é muito importante ter consciência de como se consegue a ativação dos músculos, com orientação para cada uma das posturas do corpo. "Se é feito sem orientação e de forma descontrolada pode chegar a provocar outras patologias de origem mecânica", disse o professor. Os abdominais hipopressivos não são recomendados para mulheres grávidas nem para as pessoas com pressão arterial elevada já que, ao prender a respiração, a pressão sanguínea aumenta. Mas os benefícios deste exercício são muito recomendados para o período pós-parto, já que, depois de dar à luz, as mulheres sofrem com a fragilização da musculatura profunda do abdômen. "Trabalhando esta parte do corpo, consegue-se reafirmar tudo o que é o cinturão pélvico, ativando também a musculatura lateral, os oblíquos, a zona lombar", acrescentou Marco. Também diminui o contorno da cintura e aumenta a musculatura."