BARULHOS NO
SISTEMA DE DIREÇÃO E SUSPENSÃO
Diagnostique
facilmente problemas no sistema de direção e suspensão que colocam em xeque a
experiência de bons profissionais.
O consumidor pode solicitar a troca de peças na intenção de solucionar um
problema em seu veículo e partimos da idéia de que o profissional investigará
antes a necessidade real do veículo, ou seja, o profissional executará a
solicitação do cliente, por exemplo, da troca de pneus gastos, mas não
executará a troca de amortecedores sem executar um criterioso diagnóstico, pois
o cliente é leigo e o mecânico é o real responsável pelo diagnóstico. Você pode
pensar que o veículo está instável e que a solicitação do dono do carro é
plausível, mas e se no fundo o cliente acredita que a troca do amortecedor
resolverá barulhos na suspensão? Neste caso o mecânico pode ter que encarar um
procon, não por ter errado o diagnóstico, mas por não ter investigado a
intenção real do proprietário do carro.
CASO
INTRIGANTE. - O proprietário de
uma Renault Scenic solicita a troca de amortecedores, kits, molas, incluindo a
caixa de direção que apresenta folga, mas ao final desta enorme intervenção o
defeito do veículo persiste, mas qual defeito? Tal pergunta realizada ao final
dos trabalhos é no mínimo desconcertante, ou seja, o reparador não interagiu
corretamente com o cliente, que nesta altura está muito chateado com os mais de
R$ 3000,00 reais já investidos. A partir da interação obrigatória o reparador
descobriu a real necessidade do cliente, que reclamava de estalos no sistema de
direção em manobras paradas e batidas na suspensão em ruas onduladas, problemas
que foram resolvidos com apenas R$ 96,00 necessários para a compra de um
pequeno vidro de trava roscas e 2 pequenas buchas da barra estabilizadora.
NECESSIDADE
REAL. - O Scenic apresentava um
estalo ao girar o volante para ambos os lados, mas apenas um estalo quando o
volante era girado todo a esquerda e depois a direita em um só momento, e o
estalo não passava de um pequeno movimento da caixa direção em função de seu
suporte feito de aço e liga de alumínio que apenas demandou um pouco de trava
química para fixar a caixa e evitar seu movimento. O barulho na suspensão se
manifestava apenas em ruas esburacadas, mas o desgaste na bucha da barra
estabilizadora não pode ser detectado facilmente com o veículo no elevador,
pois as molas descomprimem, o que oculta a folga das buchas. O caso acima
ilustra um dos inúmeros acontecimentos apresentados em nossos vídeos deste
artigo e a dica é investigar a necessidade real e inicial do cliente e nunca
esquecer de que o consumidor pode ocultar a verdade sem querer, ou não.
Fonte Dr. carro