VEJA AQUI NO "SALADA MISTA", DICAS PARA VOCÊ QUE DIRIGE, E NÃO ENTENDE NADA DE MANUTENÇÃO DE VEÍCULOS

BARULHOS NO SISTEMA DE DIREÇÃO E SUSPENSÃO

Diagnostique facilmente problemas no sistema de direção e suspensão que colocam em xeque a experiência de bons profissionais.
O consumidor pode solicitar a troca de peças na intenção de solucionar um problema em seu veículo e partimos da idéia de que o profissional investigará antes a necessidade real do veículo, ou seja, o profissional executará a solicitação do cliente, por exemplo, da troca de pneus gastos, mas não executará a troca de amortecedores sem executar um criterioso diagnóstico, pois o cliente é leigo e o mecânico é o real responsável pelo diagnóstico. Você pode pensar que o veículo está instável e que a solicitação do dono do carro é plausível, mas e se no fundo o cliente acredita que a troca do amortecedor resolverá barulhos na suspensão? Neste caso o mecânico pode ter que encarar um procon, não por ter errado o diagnóstico, mas por não ter investigado a intenção real do proprietário do carro.
CASO INTRIGANTE. - O proprietário de uma Renault Scenic solicita a troca de amortecedores, kits, molas, incluindo a caixa de direção que apresenta folga, mas ao final desta enorme intervenção o defeito do veículo persiste, mas qual defeito? Tal pergunta realizada ao final dos trabalhos é no mínimo desconcertante, ou seja, o reparador não interagiu corretamente com o cliente, que nesta altura está muito chateado com os mais de R$ 3000,00 reais já investidos. A partir da interação obrigatória o reparador descobriu a real necessidade do cliente, que reclamava de estalos no sistema de direção em manobras paradas e batidas na suspensão em ruas onduladas, problemas que foram resolvidos com apenas R$ 96,00 necessários para a compra de um pequeno vidro de trava roscas e 2 pequenas buchas da barra estabilizadora.
NECESSIDADE REAL. - O Scenic apresentava um estalo ao girar o volante para ambos os lados, mas apenas um estalo quando o volante era girado todo a esquerda e depois a direita em um só momento, e o estalo não passava de um pequeno movimento da caixa direção em função de seu suporte feito de aço e liga de alumínio que apenas demandou um pouco de trava química para fixar a caixa e evitar seu movimento. O barulho na suspensão se manifestava apenas em ruas esburacadas, mas o desgaste na bucha da barra estabilizadora não pode ser detectado facilmente com o veículo no elevador, pois as molas descomprimem, o que oculta a folga das buchas. O caso acima ilustra um dos inúmeros acontecimentos apresentados em nossos vídeos deste artigo e a dica é investigar a necessidade real e inicial do cliente e nunca esquecer de que o consumidor pode ocultar a verdade sem querer, ou não.
Fonte Dr. carro