CONSULTA DE NOME SUJO PELA INTERNET PASSA A SER GRATUITA

Consulta é realizada no site da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC
A partir de agora, consumidores podem consultar se seu nome está sujo gratuitamente pela internet. Antes, para fazer a consulta, era preciso se dirigir pessoalmente a um dos postos do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). E algumas empresas, extraoficialmente realizavam a consulta, mas cobravam pelo serviço. A consulta gratuita pela internet foi disponibilizada pela Boa Vista Serviços, administradora do SCPC. Ao fazer a busca, o consumidor pode identificar se possui dívidas, restrições ou pendências financeiras registradas no SCPC. Para fazer a consulta, basta entrar no Portal Boa Vista Consumidor Positivo e clicar em "consulta de débito". Quem não é cadastrado deve fazer então um cadastro e depois informar o e-mail e a senha. Em seguida, o site irá informar se consta algum registo no SCPC. Se houver, o consumidor pode verificar os detalhes sobre os débitos e identificar em qual empresa consta a pendência. Com essa nova opção, o consumidor pode verificar por conta própria quais são as empresas com as quais ele deve entrar em contato para negociar diretamente com elas o pagamento das dívidas, sem precisar contar com o intermédio de terceiros. No site da Boa Vista é possível obter também dicas sobre crédito e orientações sobre como resolver as dívidas na página Acertando suas Contas.

LOJAS AMERICANAS EM XIQUE-XIQUE! MINISTÉRIO PÚBLICO AJUÍZA AÇÃO PARA PROTEGER PATRIMÔNIO HISTÓRICO .

O Ministério Público estadual, por meio dos promotores de Justiça Marco Aurélio Amado e Pablo Almeida, ajuizou na última terça-feira, dia 22, ação civil pública com pedido liminar com o objetivo de garantir a proteção de imóveis históricos localizados na zona central da cidade de Xique Xique, na região do Vale do São Francisco. Segundo a ação, os prédios de números 132 e 144, na Praça Dom Máximo, estão sob ameaça de demolição pela Lojas Americanas S.A. e pelos proprietários José Custódio de Morais Chaves e Juarez Morais Chaves, com a concordância da Prefeitura Municipal. Os promotores destacam que estudos realizados pelo Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (Ipac) atestam que os dois imóveis, embora não sejam tombados, “são possuidores de relevância histórico-cultural”, e, portanto, a demolição deles causaria perda da ambiência e referências históricas do Centro Antigo do município. Conforme a ação, o Município teria emitido parecer jurídico apontando não haver impedimento legal para a demolição em resposta a uma consulta das Lojas Americanas, que teria planos de instalar uma filial na Praça.

Os promotores argumentam que “a omissão do Poder Público em proteger bens históricos e culturais não pode produzir o efeito de autorizar a destruição destes. Estaríamos diante de um duplo erro, omissão somada à destruição”, escrevem. Além disso, eles destacam que o tombamento administrativo apenas reconhece um valor já existente. Marco Aurélio e Pablo Almeida pedem à Justiça que proíba, liminarmente, o Município, os proprietários e as Lojas Americanas de demolir ou reformar imóveis do Centro Antigo da cidade, sem prévios pareceres do Ipac e do Conselho de Cultura de Xique-Xique, e que mande suspender qualquer obra ou demolição em imóveis listados pelo Ipac, especialmente nos prédios 132 e 144, além de outros citados na ação. É pedido ainda decisão liminar para impelir o Município a realizar o processo administrativo de tombamento formal dos imóveis apontados pelo Instituto. A Lojas Americanas pretende gerar em torno de 40 empregos.
FONTE: MUNICÍPIOS BAIANOS (http://www.municipiosbaianos.com.br/)

OPINIÃO DO BLOG SITE SALADA MISTA:

Gente, vocês não podem impedir o desenvolvimento de uma cidade carente de meios de sobrevivência como é Xique Xique. Essas duas residências em si, mantidas com sua forma original, não representam nem condiz com a história da cidade, tendo em vista, não passarem de meros elefantes brancos em ruínas, que só traduz, indica e caracteriza abandono. Nem conheço o projeto das Lojas Americanas, más ao ser construído ali uma mega  loja, todo aquele entorno tomará vida e o progresso chega com mais rapidez, favorecendo o comércio do entorno. Desculpem o desabafo, más é preciso e necessário, para acordar os defensores de escombros. Encerro dizendo que o povo precisa é de emprego, a cidade precisa de empreendimentos que venham agregar valores ao município e a população.

SOLIDARIEDADE TRABALHA PARA ELEGER CINCO VEREADORES EM SALVADOR, DIZ PARTIDO

Com o ingresso dos J. Carlos no Solidariedade, o partido faz as contas e aposta que, das 43 cadeiras na Câmara Municipal de Salvador, cinco serão ocupadas por candidatos da legenda a partir de janeiro de 2017.  
Nesta terça-feira (22), os presidentes  estadual, Luciano Araújo, e de Salvador, Geraldo Júnior, além do secretário municipal Sílvio Pinheiro e o coordenador da subprefeitura do bairro de Pau da Lima, Jean Sacramento, se reuniram para traçar estratégias para 2016. A oficialização dos ex-petistas J. Carlos e J. Carlos Filho está marcada para o próxima dia 29 de setembro. “São novos parceiros que chegam e que vão somar de forma programática, além de ampliarem as chances de crescimento na representatividade da sigla no Legislativo municipal”, disse Luciano Araújo em nota enviada à imprensa. Ainda conforme o presidente do partido na Bahia, outras lideranças soteropolitanas, “com potencial eleitoral testado nas urnas”, na última eleição na capital baiana ingressarão no Solidariedade. 

RUI ANUNCIA CHEGADA DO TREM DO METRÔ À ESTAÇÃO PIRAJÁ

O trem do metrô chegou pela primeira vez à Estação Pirajá em um teste realizado na noite desta terça-feira (22). O procedimento no novo terminal da Linha 1 do Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas foi divulgado pelo governador Rui Costa por meio de seu perfil oficial no Twitter (@costa_rui) na manhã de hoje. "Vamos completar agora em outubro os 11 km da Linha 1 do metrô de Salvador. É um marco para os soteropolitanos. Há mais de dez anos Salvador espera por essa concretização", escreveu Rui na rede social. Ele lembrou que o edital de conclusão da primeira etapa do sistema, que era de responsabilidade do município desde 1999, foi lançado pelo Governo do Estado em 2013 e deve ser concluída em apenas dois anos. O governador também divulgou o teste em Pirajá no Facebook: "Em apenas 2 anos, entregamos praticamente a mesma distância que levou 13 anos em construção e não operava. O número de estações também dobrou, eram 4 agora são 8. Ao mesmo tempo, iniciamos a Linha 2,  que está em obras na região do Detran e Paralela. Salvador merece e vai ter mais mobilidade".

VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS MAIORES VILÕES DO CONSUMO DE ENERGIA?

Ar-condicionado, refrigerador, ferro de passar e chuveiro são os eletrodomésticos que mais consomem energia
Para uma boa administração da conta de energia, o uso indiscriminado de alguns equipamentos dentro de casa se transforma em uma verdadeira dor de cabeça. É o caso do ar-condicionado, do chuveiro elétrico, ferro de passar roupa, micro-ondas e por aí vaí. Gerente de Eficiência Energética da Coelba, Ana Christina Mascarenhas diz que o consumidor precisa ficar atento às especificações do produto. "É importante levar em consideração a potência do equipamento na hora de comprar. Quanto mais potente, mais consumo de energia, mais custo", disse ela. Outras variáveis também são fundamentais e podem influenciar o valor final pago pelo consumidor. "Quando a temperatura aumenta, a energia vai junto, porque usamos mais o ar condicionado, ventiladores, refrigeradores e freezers. Se você tiver mais gente em casa, o consumo também vai ser maior. Se os equipamentos são velhos, a tendência é que eles gastem mais. Quanto maior o tempo ligado, maior também o consumo. A eficiência dos equipamentos, o clima e a quantidade de pessoas fazem diferença no valor da conta", completou. 

1 - Chuveiro elétrico. - Utilizado com mais frequência principalmente nos períodos mais frios, o chuveiro elétrico deve ser ligado com cautela. A recomendação é tomar banho mais curto e desligá-lo para ensaboar. Além disso, sempre que possível, usá-lo na posição de água morna que, além de economizar energia, é melhor para a pele. Uma boa solução para economizar é adaptar a temperatura a depender da estação, como, por exemplo, selecionar a opção "verão", nos períodos mais quentes, e "inverno", quando o clima estiver mais frio.

2 - Ar-condicionado. - A principal dica para economizar com o ar-condicionado é utilizá-lo apenas em períodos realmente mais quentes e escolher um equipamento que se adeque ao ambiente em que ele será usado. Ou seja, nem mais e nem menos potente. Outra dica é programar o termostato para desligar automaticamente quando a temperatura de fora diminuir. Especialistas também informam que é importante colocar pelo menos 32 centímetros de material isolante no teto. Assim seu ar-condicionado não tem que trabalhar tanto.

3 – Geladeira. - Com a obrigatoriedade de ficar ligada constantemente, a geladeira deve ter um cuidado mais específico. Para evitar o desperdício de energia, é necessário manter a porta fechada. O abre e fecha obriga o eletrodoméstico a ficar mais tempo ligado e, como consequência, gastando mais. Outra dica é sempre fazer teste para verificar se a porta está com a borracha gasta. Ele pode ser feito utilizando um papel para fechar; se ele permanecer firme no lugar é porque não é preciso trocar a borracha. Caso contrário, você precisa providenciar a troca.

4 - Ferro de passar. - A dica para não gastar tanto com o ferro é juntar o maior número possível de peças de roupas e depois passar de uma única vez, evitando o liga e desliga dele. Outra opção é aquecê-lo uma vez só e passar todas as roupas.

5 - Máquina de lavar. - Assim como o ferro, a forma de economizar a energia com a máquina de lavar é usá-la com o maior número possível de peças de roupa. Evite rodadas desnecessárias abaixo da capacidade total, pois cada uma dela consome uma grande quantidade de energia, além de gastar mais água.

6 - Micro-ondas. - O forno de micro-ondas é outro que faz parte da lista dos "gastões" de energia. Uma das formas de economizar com ele é retirá-lo da tomada após utilizá-lo. Outra opção é evitar descongelar alimentos no equipamento. O ideal é fazer isso em temperatura ambiente e, após o total degelo, ligar o micro-ondas para esquentar o alimento. Quanto maior for o tempo de utilização do aparelho, maior será o consumo de energia.


DEMITIDO, LEÃO LOBO DISPARA: “TERCEIRA VEZ QUE EVANGÉLICOS CRUZAM MEU CAMINHO”

Fora da TV após a Igreja Universal comprar 22 horas da CNT, ele pretende mobilizar sua classe contra bancada religiosa. Ao iG, apresentador fez balanço da carreira, falou sobre processos e macumba que Márcia Goldschimitt teria feito

Se tem alguém na televisão brasileira que divide opiniões é Leão Lobo. Amado por uns e odiado por outros por suas críticas de televisão e alfinetadas nos famosos, o apresentador engrossa o time dos demitidos da CNT, onde estava há cinco anos, após a Igreja Universal arrendar 22 horas da programação da emissora. "É terceira vez que os evangélicos cruzaram o meu caminho e acabam com meu trabalho. Eles estão fechando o cerco e a comunicação brasileira está correndo um sério risco”, alerta ele, que aproveita para criticar Edir Macedo. "Acredito que uma pessoa que diz, como o Edir Macedo disse, querer construir a Globo das igrejas, não dá para ser levada a sério. Ele não paga imposto, ganha muito dinheiro fácil. Ele está aí para apenas comprar e comprar.”


Em 40 anos de carreira, Leão passou pelas emissoras Record, SBT, Band e Gazeta, onde diz ter sido vítima de Márcia Goldschmitt, que hoje não está mais na televisão e vive em Portugal com o marido e os filhos. De acordo com Leão, a apresentadora chegou a fazer macumba para ele, quando a dupla dividia o palco do “Mulheres”, em 1999. "Cheguei para gravar e em torno da minha mesa tinha um monte de pedrinhas. Os câmeras faziam sinal para eu não sentar, mas não entendi e sentei. Um deles veio até a mim e disse: ‘Foi a dona Márcia que colocou isso ai, a gente viu’. Na abertura do programa, ela foi até mim, o que nunca fazia, e disse: ‘Ai, Lele, isso aí no chão é macumba. Fizeram uma macumba pesada para você’. No dia seguinte, quando estava me arrumando, senti uma pontada na cabeça e só me lembro de acordar no hospital com minha pressão 24 por 12. Fiquei 15 dias 

A INFORMAÇÃO FOI CONFIRMADA AO IG PELA PRÓPRIA APRESENTADORA LOGO APÓS A DEMISSÃO, NA TARDE DESTA SEGUNDA-FEIRA (21)

Depois de 17 anos trabalhando no SBT, Patrícia Salvador foi demitida da emissora na tarde desta segunda-feira (21). A informação foi confirmada pela própria apresentadora. "Não aconteceu nada em especial. Minha relação no SBT é muito boa e eu estava lá há 17 anos", contou Patrícia, que é mulher de Lázaro do Carmo Júnior, presidente da Jequiti e vice do Grupo Sílvio Santos. A ex-assistente de palco do programa "Roda Roda" ainda continuou. "Eu fiquei afastada pela maternidade e quando voltei não tinha mais o que fazer. Não tinha espaço. Eu fiquei sem função, essa é a verdade." Patrícia, que foi dubladora no programa "Qual É A Música?" e participou da novela "Esmeralda", ainda contou que está tudo bem entre ela e Sílvio. "Faz muito tempo que eu não vejo o Sílvio, mas não tem nada de anormal, nada de errado", finalizou. O canal também confirmou a informação em comunicado: “O SBT confirma a informação, o motivo foi a falta de projetos. A emissora sempre estará de portas abertas para a excelente profissional que é Patrícia Salvador.”


NO DIVÓRCIO, PRECISO DIVIDIR ATÉ O QUE HERDEI DOS MEUS PAIS?

Dúvida do internauta:  - Meu patrimônio é composto por duas partes: uma construída com o meu trabalho e a outra deixada por meus pais (herança). Eu estou me separando após 35 anos de casamento. A herança deixada por meus pais foi recebida há cerca de oito anos e eu tenho oito filhos, sendo quatro deste casamento e mais quatro com outra mulher. A dúvida é: minha esposa tem direito à herança deixada por meus pais?
Resposta de Dr. Rodrigo da Cunha Pereira*:
Se vocês foram casados no regime de COMUNHÃO PARCIAL DE BENS, ao se divorciarem, sua esposa não tem direito a receber parte da herança de seus pais. Ela somente terá direito sobre a metade dos bens adquiridos por vocês a título oneroso durante o casamento. Isto é, metade dos bens comprados com o produto do trabalho.
Por outro lado, se o casamento acabar em razão da MORTE DE UM DOS CÔNJUGES, além de receber metade dos bens adquiridos pelo trabalho na constância do casamento (a chamada meação), o cônjuge viúvo tem direito a receber parte dos bens que foram adquiridos por doação ou por herança, que são os chamados bens a título gratuito.
Em outras palavras, no regime da comunhão parcial (regime que vigora automaticamente, quando não há pacto antenupcial), em caso de falecimento, o cônjuge vivo recebe os bens que fazem parte da meação, além de parte dos bens particulares do cônjuge falecido, como sua herança.
Mas, caso o regime de bens do casamento seja o da comunhão universal, tanto no divórcio, quanto em caso de falecimento, todos os bens devem ser partilhados, inclusive aqueles recebidos por herança, a menos que o casal tenha instituído uma cláusula de incomunicabilidade sobre os bens herdados.

FALA SALADA MISTA – Fica claro, que se ambos estiverem VIVOS, os bens conseguidos através de herança, não serão partilhados.

APÓS EMPATE, SÉRGIO SOARES FALA EM "CORRIGIR SITUAÇÕES" PARA SEQUÊNCIA NA SÉRIE B

Sérgio Soares voltou a cobrar melhora defensiva nas jogadas aéreas.
Em situações opostas na tabela, o Bahia foi ao Castelão enfrentar o Ceará na noite desta terça-feira (15) e voltou com o empate em 2 a 2 na bagagem. O desempenho defensivo da equipe voltou a ser o ponto fraco do Bahia, já que os dois gols do Ceará surgiram de falhas defensivas – um gol contra de Ávine e uma bola aérea nas costas. "Temos que corrigir algumas situações, por exemplo a bola longa do adversário. São evoluções que a gente está buscando e pode fazer para a sequência, não é para o próximo jogo, para a sequência para que a gente venha a nos fortalecer e tenha uma performance maior e melhor para conquistar os resultados”, disse Sérgio.
Capitão na partida desta terça, Maxi Biancucchi avaliou que a equipe foi melhor na partida, mas lamentou os dois pontos perdidos. "Conseguimos fazer um bom jogo no segundo tempo. Acho que poderíamos ter segurado melhor o resultado. Tivemos chances para isso e obviamente que queríamos o triunfo”, comentou Maxi. Com o empate, o Bahia se manteve dentro do G4, na quarta colocação. O Tricolor tem os mesmos 45 pontos do terceiro colocado Vitória. No próximo sábado (19), o Bahia volta a campo pela Série B diante do Sampaio Corrêa. O time maranhense vem logo atrás do Tricolor na tabela, com 43 pontos. O jogo começa às 16h30, na Arena Fonte Nova.
Comentário de Nelson Dantas.
Sérgio Soares tem demostrado ser um técnico limitado, apesar de todos comentarem, ele não consegue posicionar a defesa para interceptar essas bolas alçadas na área. É um tormento para a torcida ver a zaga tricolor penar a cada jogo. Eu quando jogava bola, e modesta a parte, fui considerado um bom zagueiro, posso mostrar 3 erros graves e que estão levando o Bahia a tomar tantos gols de bolas alçadas pelas equipes adversárias. Por sinal, já estão chamando chamando a zaga do Bahia de Avenida Soares.



1 – Todos estão olhando somente para o adversário (formando o famoso agarra agarra) – Precisam focar na trajetória da bola, com certeza o adversário vai tentar chegar na bola e o zagueiro terá a chance de chegar primeiro.
2 – O posicionamento do zagueiro central e do quarto zagueiro, deverão ser, sempre que possível, se manter em seu local de origem, a correria, os deslocamentos, e o agarra agarra, devem ficar para os demais atletas de sua equipe.
3 – Um atleta comete uma falha e ninguém; nem mesmo o técnico chama atenção do faltoso, claro que não é para brigar com o colega, é para deixa-lo sempre alerta. - Sérgio, nem só de ataque vive uma equipe de futebol

ADEMAR DIZ QUE SERVIDORES NÃO SERÃO PREJUDICADOS PELA REDUÇÃO DA CARGA HORÁRIA

O prefeito de Camaçari recebeu na manhã desta segunda-feira (14), a equipe de reportagem do Camaçari Notícias para esclarecer sobre o decreto 6065/2015, que dispõe sobre medida de redução e orçamento do Município. Durante a conversa que ocorreu no gabinete, Ademar Delgado afirmou que o corte na extensão da carga horária de alguns servidores em casos de exceções, onde o servidor por motivos diversos iriam receber salário muito baixo, será repensada e analisada através de um conselho. De acordo com o gestor, a medida publicada no dia 01 de setembro não tem a intenção de prejudicar nenhum servidor, contudo visa reduzir as despesas orçamentárias. “No caso dos servidores que irão porventura receber um salário muito baixo, por causa da redução da carga horária vamos remanejar- ló para outras secretarias que prestam serviços essenciais, como saúde, educação, limpeza entre outras que não podem sofrer descontinuidade, onde lá o servidor poderá cumprir a carga horária perdida e assim recuperar o poder monetário de seus vencimentos”, ressalta o prefeito. 
As medidas impostas no Decreto nº 6062-2015 entraram em vigor no dia 01 de setembro e valem até o dia 31 de dezembro do ano corrente.

Fonte CN

VOCÊ SOFRE COM DOR NAS ARTICULAÇÕES? PARE DE SOFRER COM ESTA RECEITA COM CASCA DE LIMÃO

Só o teor de vitamina C desta fruta já é uma boa razão para ter um estoque permanente de limão em casa. Ele é útil no combate às diversas patologias reumáticas e artríticas, além de aumentar a excreção de ácido úrico, uréia e ácido fosfórico. Esta sensacional fruta cítrica também contém antioxidantes conhecidos como flavonoides, que podem desempenhar um papel benéfico na luta contra doenças cardíacas, câncer e inflamações. Sobre esses flavonoides do limão, encontramos no Journal of Agricultural and Food Chemistry, dos Estados Unidos, a seguinte informação: "As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórios de flavonoides cítricos podem desempenhar um papel importante na sua atividade contra várias doenças degeneramtivas e, particularmente, doenças cerebrais". Não há dúvida, o limão é realmente muito poderoso. E neste post você vai aprender a usar a casca de limão para combater dores musculares e nas articulações. Os óleos essenciais voláteis da casca do limão ajudam a dilatar os vasos sanguíneos e produzem um forte efeito anti-inflamatório. E é por isso que a casca do limão é extremamente útil para alguns tipos de dor, especialmente nas articulações.

Como usar a casca de limão para combater dores articulares? É muito fácil:

INGREDIENTES

A casca de 2 limões

Um pote vidro

Azeite de oliva extravirgem

MODO DE PREPARO. - Coloque a casca de dois limões inteiros (pode ser qualquer variedade) em uma jarra e cubra com uma xícara de azeite extravirgem de oliva.

Feche o frasco e deixe a mistura descansar por duas semanas em local fresco e escuro.

Passado esse tempo, o remédio estará pronto e já poderá ser utilizado.

A aplicação é simples: basta pôr o remédio em uma gaze ou pano e colocar sobre a região dolorida. Deixe descansar durante a noite (sempre à noite!).

Se necessário, use uma fita ou faixa para fixar a gaze ou o pano. No dia seguinte, lave bem com água fria. Faça antes um teste para ver se ocorre reação alérgica, esfregando um pouco do medicamento na região do cotovelo.

MARTELO BATIDO: J. CARLOS FILHO É TIDO COMO CERTO NO SOLIDARIEDADE

Até a estátua de Thomé de Souza, na Praça Municipal, já sabe: o vereador J. Carlos Filho, até então sem partido político, vai mesmo de mala e cuia para o Solidariedade. O martelo foi batido na tarde desta segunda-feira (14), numa reunião sigilosa entre lideranças da agremiação e o chefe de Gabinete do prefeito ACM Neto (DEM), João Roma, um dos principais articuladores da alta cúpula do democrata. O ex-petista, que esteve presente no ato de filiação do vereador Henrique Carballal no PV nessa segunda-feira, não fala sobre o fato.

Após saída de J. Carlos Filho do PT, a primeira movimentação que ganhou força foi a de uma possível filiação do parlamentar municipal no PDT, mas a conversa não prosperou. O núcleo pedetista deve mesmo só receber Kiki Bispo, de saída do PTN e Leandro Guerrilha, distante do PSL. O Solidariedade conta na Câmara de Salvador com um único representante: Geraldo Júnior, migrado do PTN. Por falar no ninho petenista, é o SDD o local onde várias lideranças políticas, suplentes da eleição de 2012, estão fazendo morada com olhos em 2016. Boa parte deles vindas do PTN. Outra acomodação é o PHS.

ARGOLO FOI 61 VEZES ÀS SEDES DE EMPRESAS DE YOUSSEFF, APONTA PF

A força-tarefa da Operação Lava Jato possui um trunfo que desmonta a versão do ex-deputado baiano Luiz Argolo sobre suas ligações com o doleiro Alberto Youssef, pivô do esquema de corrupção na Petrobras, de acordo com informações publicadas pelo colunista Jairo Júnior, do jornal Correio. A Planilha elaborada pela Polícia Federal do Paraná aponta 61 registros de entrada do ex-parlamentar nos escritórios de duas empresas controladas por Youssef em São Paulo.  De acordo com levantamento da polícia, Argolo foi 45 vezes à sede da JPJPAP Assessoria e Participações, no Itaim Bibi, de julho de 2011 a outubro de 2012, logo após o primeiro turno das eleições municipais.  Ainda de acordo com a publicação, o ex-deputado fez 16 visitas ao quartel-general da GDF Investimentos, na Avenida Paes de Barro, bairro da Mooca, entre 21 de novembro de 2011 a 18 de fevereiro de 2014, um mês antes da prisão do doleiro.  À Justiça, Argolo relatou apenas encontros esporádicos, voltados a cobrar dívidas relativas à venda de um terreno em Lauro de Freitas.

 A PF aponta no inquérito da Lava Jato contra o ex-deputado, artifícios possivelmente usados por Argolo para tentar driblar uma eventual investigação. Em todas as fichas de controle de entrada e saída dos escritórios de Alberto Youssef, Argolo usava a parte desconhecida de seu nome e alterava o número do documento de identidade. O colunista afirma também que os registros de Luiz Argolo na portaria dos escritórios do doleiro eram feitos com o primeiro nome e o último sobrenome do político: João dos Santos ou João Santos. O RG informado tinha como diferença apenas o último dígito - em vez de 7,  2 ou 5. Os federais só descobriram que se tratava de Argolo porque ele foi clicado pelas câmeras da recepção.

RUI ADMITE QUE SERVIDORES NÃO DEVERÃO TER REAJUSTE EM 2016

Com o limite prudencial de gastos com Pessoal praticamente ultrapassado, o governador Rui Costa (PT) admitiu que em 2016, os servidores públicos do Estado não devem contar com reajuste salarial. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) limita em 46,17% da Receita Corrente Líquida (RCL) os gastos com o funcionalismo público. Até junho deste ano, o Estado já estava em 45,6%.
“Além da questão orçamentária, temos o problema do limite de pessoal. Vou ter limitações para concessão de novos reajustes em 2016. Eventualmente, podemos ter um reajuste que não seja da expectativa dos servidores, ou mesmo, não possa acontecer como aconteceu nos últimos anos na reposição da inflação”, afirmou, a garantir que tudo que já foi acordado será mantido. “Eu vou cumprir tudo que estiver acordado, mas novos acordos estrarão subordinadas à capacidade financeira, fiscal e ao limite da responsabilidade fiscal”, afirmou em entrevista durante evento do PSD, na sede da UPB.

Nos seis primeiros meses do ano, a administração estadual já tinha gasto com o funcionalismo público R$ 8,8 bilhões. No mesmo período, a arrecadação do Estado foi de R$ 18 bilhões. Além da folha de pagamento, o governo ainda gastou R$ 6,2 bilhões com custeios da máquina pública estadual. “Tínhamos acordos firmados com a PM, que cumprimos com a GAP V, tínhamos acordo firmado com os professores, além do reajuste linear, mais 8%, que cumprimos, e eu parcelei em duas vezes, mas tive greves prolongadas, como a Universidade, que queria de uma vez só, mas frisei que não era possível porque não tinha caixa e não tinha orçamento para isso”, disse o governador, ao admitir que as dificuldades no 

MODELO AMEAÇA CONTAR PODRES DE GUSTTAVO LIMA; CANTOR MANDA TIRAR O CARRO DELA

Noivado de Nivaldo e Andressa não acabou bem
O bicho está pegando entre Andressa Suita e Gusttavo Lima, o Nivaldo, que eram noivos até outro dia e se separaram. A moça anda soltando os cachorros nos bastidores, falando horrores do menino. Ai, gente...
Há quem diga que ela está disposta a jogar tudo no ventilador, pois tem gente próxima ao cantor espalhando umas coisinhas e tentando deixá-la como a vilã da história.
Como esse blog havia contado, ninguém era santo ali... (chumbo trocado não dói, né?), então não adianta um ficar culpando o outro.

Agora, para piorar, segundo o jornal O Dia, Nivaldinho pediu de volta o carrão importado que ficava com a moça.  Essa história vai render...

FIRJAN DIZ QUE POVO E EMPRESAS NÃO ESTÃO EM CONDIÇÕES DE PAGAR MAIS IMPOSTOS

O Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), formado por cinco organizações - Sesi, Senai, Firjan, Cirj e IEL – informou hoje (14), em nota assinada pelo presidente da entidade, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, que o pacote de medidas anunciado nesta segunda-feira pelo governo apresenta o pecado capital de sempre: não ataca a causa dos desequilíbrios fiscais que vêm deteriorando a confiança das empresas e das famílias do país, e diz que nem a população nem as empresas estão em condições de pagar mais impostos.
“Os problemas do Brasil são estruturais. Há anos gasta-se mais do que se arrecada, criando-se mais impostos para cobrir o buraco das contas públicas. Este é o ponto: não há mais espaço para novos aumentos da carga tributária. Aliás, elevar impostos em um momento de grave recessão como o que estamos vivendo aprofundará o problema fiscal, simplesmente porque ninguém, nem pessoas nem empresas, têm atualmente condições de pagar mais tributos. Prova disso é que a arrecadação está em queda a despeito dos inúmeros aumentos de alíquotas anunciados recentemente”, diz a nota.
Gouvêa Vieira disse ainda que como se não bastasse a ampla bateria de mais impostos, o governo anunciou que vai abocanhar quase um terço do orçamento do Sistema S, uma medida que ameaça inviabilizar o Senai, o Sesi e outras instituições fundamentais à formação de trabalhadores qualificados e, portanto, ao desenvolvimento do país.


“O Sistema Firjan tem defendido de forma insistente um ajuste fiscal com visão de longo prazo, baseado em metas anuais de redução de gastos correntes, programa ousado de venda de ativos em lugar do aumento de impostos e a adoção de uma regra segundo a qual as despesas não podem crescer mais do que o PIB”, argumentou. O presidente do Sistema Firjan disse ainda que “só dessa forma o Brasil poderá realmente aspirar sair da crise econômica e política de maneira sustentada, e não com uma panaceia de medidas conjunturais. Lamentavelmente, o país perde mais uma oportunidade de retomar o rumo do crescimento, e de construir uma aliança de toda a sociedade brasileira”, afirma na nota.

GOVERNO MARCA PARA OUTUBRO LEILÃO DE HIDRELÉTRICAS DE CINCO ESTADOS

O Ministério de Minas e Energia anunciou hoje (14) para 30 de outubro a data do leilão para licitação de concessões de usinas hidrelétricas antigas. Os detalhes do leilão foram publicados no Diário Oficial da União desta segunda-feira. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) será a responsável pelo leilão. As concessões serão outorgadas por 30 anos.

Serão licitados cinco lotes, compostos das concessões de usinas nos estados de Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, que totalizam cerca de 6 gigawatts (GW) de capacidade. O governo cobrará bônus de outorga para a licitação, uma vez que se trata de empreendimentos cujos contratos não foram prorrogados. Em agosto, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse que a cobrança deve proporcionar arrecadação de R$ 17 bilhões.


A portaria publicada nesta segunda-feira alterou os requisitos de habilitação técnica para participação no leilão. Dentre as alterações, foram incluídos critérios para permitir comprovação de capacidade técnica no exterior. O empreendedor, no entanto, deve apresentar dados para a habilitação técnica compatíveis com as normas brasileiras. Na prática, a medida facilita a participação de empreendedores estrangeiros no certame.

APÓS ANÚNCIO DE CORTES E VOLTA DA CPMF, DILMA REÚNE GOVERNADORES E MINISTROS

A presidenta Dilma Rousseff posa para foto com governadores no Palácio da Alvorada em Brasília.  A presidenta Dilma Rousseff está reunida com governadores de estados e do Distrito Federal. A reunião ocorre horas após o governo anunciar corte de gastos e aumento de receitas para equilibrar o Orçamento de 2016. 

Participam de um jantar no Palácio Alvorada, residência oficial da Presidência, 16 governadores, um governador em exercício, dois vice-governadores e sete ministros. Com o encontro, a presidenta pretende discutir os cenários político e econômico atual, inclusive o conjunto de propostas anunciadas nesta segunda-feira (14) para adequar a peça orçamentária do ano que vem à previsão inicial de superávit primário, de 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e riquezas produzidos em um país).

Além de um corte de gastos de R$ 26 bilhões, o governo quer criar novas receitas, entre elas um tributo nos moldes da antiga Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), objetivando arrecadar cerca de R$ 32 bilhões no Orçamento de 2016. A maioria das propostas anunciadas hoje pelos ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e do Planejamento, Nelson Barbosa, envolve medidas provisórias e e proposta de emenda Constitucional (PEC).


Em julho, a presidenta havia recebido em Brasília governadores de estados de todas as regiões do país, ocasião em que propôs uma parceria para enfrentar a crise econômica. Na oportunidade, ela pediu que eles atuassem em suas bancadas, de modo a evitar as chamadas pautas-bomba, que podem comprometer o ajuste fiscal. Os ministros Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento), Aloizio Mercadante (Casa Civil), Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia), Jaques Wagner (Defesa), Ricardo Berzoini (Comunicações) e Kátia Abreu (Agricultura) participam da reunião.

MULHER É BARRADA POR DETECTOR E TIRA A ROUPA EM AGÊNCIA BANCÁRIA

Maria ainda contou que ameaçou chamar a polícia, mas ouviu mais deboches dos seguranças da agência

Uma mulher foi barrada pelo detector de metais em uma agência bancária de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, e resolveu tirar a roupa e mesmo despida, não conseguiu passar pela porta de vidro na tarde desta segunda-feira (14). 
"Tirei tudo que tinha na bolsa e mesmo assim apitou. Falei pra ele [segurança] que não era nenhuma bandida. Perguntei se ia ter que tirar a roupa e ele falou que, se eu quisesse entrar, ia ter que tirar até não apitar mais", relatou a senhora em entrevista ao 'G1'.

Maria ainda contou que ameaçou chamar a polícia, mas ouviu mais deboches dos seguranças da agência. "Falaram que eu podia chamar a polícia. Não sabia mais o que fazer. Passei quatro, cinco vezes. Perdi o controle. Fiquei muito nervosa. Quando me dei conta, já tinham umas 50 pessoas vendo aquilo e comecei a passar muito mal", contou Maria, que precisou ser socorrida com uma cadeira de rodas.
Fonte Ibahia

EDILSON É INDICIADO POR QUATRO CRIMES EM ESQUEMA DE FRAUDES NA LOTERIA

Ex-jogador foi ouvido em Goiânia por suspeita de envolvimento no crime


O ex-jogador Edilson, conhecido como Capetinha, voltou a negar envolvimento no esquema de fraudes de pagamentos de prêmios das loterias da Caixa Econômica. Ele foi ouvido na sede da Polícia Federal de Goiânia por mais de três horas nesta segunda-feira (14). Edílson falou com a imprensa ao encerrar o depoimento e disse ter a consciência tranquila. "Fiz o meu papel de cidadão. Fiz questão de vir a Goiânia para ajudar na investigação. Não ia deixar meu nome ser jogado no lixo", disse. "Não tenho participação nenhuma nesse esquema. Às vezes, a gente sofre por ser uma pessoa famosa. Muita gente liga oferecendo coisas. Isso tudo é prejudicial a mim e à minha carreira. Tenho serviços prestados ao Brasil. Estou com a consciência tranquila", afirmou ainda, segundo o G1 GO.
O advogado Thiago Phileto disse que o cliente também vai esta semana à PF da Bahia. "Essa semana vamos à Polícia Federal da Bahia apresentar os extratos bancários dele.  Melhor pecar por excesso do que por falta", afirmou. Sobre as ligações que a PF teria gravadas com Edílson, o advogado afirmou que nada compromete seu cliente. "Tem uma ligação que ele recebeu, de Eduardo, mas nada que comprometa. Eduardo (Pereira dos Santos, um dos presos na operação) ligou para oferecer assessoria de imprensa e de imagem a ele, e isso nem chegou a acontecer. Edílson nem sabia do esquema, tomou um susto. Nunca imaginou que pudesse ter o nome dele associado a isso", disse. Segundo a assessoria da PF, Edilson se apresentou voluntariamente acompanhado por dois advogados para prestar o depoimento. O ex-jogador foi ouvido pelo delegado Ricardo Mendes de Mesquita.
Operação. - Na última quinta-feira (10), policiais federais cumpriram mandados de busca e apreensão na casa de Edilson, que fica localizada no Horto Florestal. "Eles entraram, foram muito educados. Pegaram uns HDs e foram embora", disse, à época, Thiago Phileto. Além do HD, também foram apreendidos um carro Hyundai Veracruz e um notebook. O advogado negou que Edilson tenha participação no esquema, que teria desviado R$60 milhões através de fraudes no pagamento de prêmios das loterias da Caixa Econômica Federal nos estados da Bahia, Goiás, Sergipe, São Paulo e Paraná, assim como no Distrito Federal. De acordo com a PF, a operação desventura, que foi deflagrada na última quinta-feira (10) para combater o esquema, já cumpriu 10 mandados de prisão. Eduardo Pereira dos Santos, ex-assessor de Edilson, foi uns três presos na Bahia pela operação. Segundo a PF, o alto padrão de vida do rapaz, que era divulgado por ele mesmo nas redes sociais, vinha sendo bancado com dinheiro do esquema, que envolvia também roubo de senhas de cartão de crédito.

PRESO EM OPERAÇÃO, EX-ASSESSOR DE EDÍLSON ‘OSTENTAVA’ NA INTERNET

Alto padrão de vida, segundo PF, era bancado com dinheiro de esquema, Eduardo ostenta nas redes 

Passeios de helicóptero e jatinho, desfile em carrões, festas na piscina regrada a muito champanhe, casa em condomínio de luxo e roupas de grife. Esses eram apenas alguns dos itens da boa vida levada pelo ex-assessor de Edílson Capetinha, Eduardo Pereira dos Santos, preso na quinta-feira pela Polícia Federal durante a Operação Desventura, que desarticulou uma quadrilha que desviava valores de prêmios não resgatados por ganhadores das loterias da Caixa.


Segundo a PF, o alto padrão de vida do rapaz, que era divulgado por ele mesmo nas redes sociais, vinha sendo bancado com dinheiro do esquema, que envolvia também roubo de senhas de cartão de crédito. Dois dias antes de ser preso em um condomínio de luxo na Avenida Paralela, Eduardo  postou fotos na internet exibindo pacotes de dinheiro em envelopes da Caixa. Nas legendas, “Missão do dia cumprida” e “com pacote do dia garantido”.

DILMA NÃO OUVIU NEM AVISOU LULA, TEMER, RENAN, CUNHA…

A presidente Dilma Rousseff decidiu não avisar o ex-presidente Lula das novas medidas econômicas nem se reunir previamente com os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha, e do Senado, Renan Calheiros, para ouvir eventuais sugestões e amarrar apoio político. Com medo de vazamentos, Dilma optou por divulgar as propostas de cortes de despesas e de elevação de tributos de um modo diferente do combinado em reunião na semana passada com o vice-presidente da República, Michel Temer. O roteiro acertado seria anunciar antes os cortes para, num segundo momento, buscar aumento de receita por meio de elevação de tributos.

A ideia seria costurar acordo político antes de fazer um movimento tão audacioso, pois há resistências na base de apoio do governo no Congresso a aumentar a carga tributária. Mas Dilma optou, mais uma vez, por agir sem consulta prévia a políticos, empresários e sindicalistas. A forma como o governo divulgou o pacote econômico de hoje está sendo vista pelo PT e pelos aliados como mais um complicador para aprová-lo no Congresso e nas negociações com outros setores da sociedade, como o funcionalismo e o empresariado.


No PT, há queixas de que lideranças dos movimentos sociais não foram chamadas para dar sugestões sobre propostas que afetam sindicalistas que lidam com o funcionalismo e os aposentados. Dilma fechou os detalhes finais das medidas apenas com os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), Nelson Barbosa (Planejamento) e Joaquim Levy (Fazenda). Politicamente, a forma como a presidente agiu pode afetar seriamente a chance de sucesso do pacote de corte de gastos e de aumento de impostos. São propostas duras e necessárias para fortalecer a política fiscal, mas elas precisam sair do papel. Se depender da articulação política feita por Dilma, será difícil isso acontecer.

INTERNADO, JOSÉ CARLOS ALELUIA PODE COLOCAR PONTE DE SAFENA

O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM) usou hoje sua conta no Twitter para anunciar que terá que ser submetido a uma cirurgia para colocação de uma ponte de safena no coração.

“Gostaria de tranquilizar a todos. Passei por exames de rotina no serviço médico da Câmara, o que me levou a uma reavaliação no Sírio-Libanês”, afirmou Aleluia.
Recentemente, ele se submeteu a um procedimento para colocar um stent. Ele disse que fará “uma revascularização miocárdica” esta semana. E acrescentou: “Sem urgência. Estou bem, em quarto comum e acompanhado de familiares. Sigo no Twitter”.


JUROS DO CARTÃO DE CRÉDITO CHEGAM A 350,79% AO ANO

Ao mês, a taxa do cartão está em 13,37%, aumento de 0,34 ponto percentual em relação a julho
A taxa média de juros do cartão de crédito chegou a 350,79% ao ano, segundo levantamento da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) divulgado hoje (14). Ao mês, a taxa do cartão está em 13,37%, aumento de 0,34 ponto percentual em relação a julho. No cheque especial, a taxa média ficou em 218,17% ao ano (10,14% ao mês), com elevação de 0,04 ponto percentual na comparação com julho. A taxa média geral de juros para pessoa física teve um aumento de 0.08 ponto percentual entre julho e agosto, chegando a 128,78% ao ano – 7,14% ao mês. Além do cartão de crédito e cheque especial, a pesquisa leva em consideração o crédito para automóveis, o financiamento pessoal em bancos, o crédito em financeiras e os juros do comércio.
Para pessoa jurídica, a taxa média geral de juros subiu 0,03 ponto percentual e ficou em 61,77% em agosto – (4,09% ao mês). São consideradas as taxas para cheque especial, desconto de duplicatas e crédito para capital de giro. A maior deles é do cheque especial, 6,99% ao mês. A Anefac atribuiu o aumento dos juros ao cenário econômico instável, que aumenta o risco de inadimplência. “Este cenário se baseia no fato dos índices de inflação mais elevados, aumento de impostos e juros maiores reduzirem a renda das famílias. Agregado a isto o baixo crescimento econômico, o que deve promover no crescimento dos índices de desemprego”, ressalta a nota da entidade. A associação lembra ainda que a elevação da Contribuição Social sobre o lucro líquido (CSLL) para os bancos devem compor novos aumentos nos juros. A medida que aumenta o tributo de 15% para 20% entrou em vigor no início de setembro.


REGULAMENTADO PAGAMENTO DE DÉBITOS DO INSS PARA TRABALHO DOMÉSTICO

O Diário Oficial da União publica hoje (14) portaria que regulamenta as condições para que empregadores domésticos obtenham o cancelamento de multas e redução de juros de mora de débitos de INSS, previstas no Programa de Recuperação Previdenciária dos Empregadores Domésticos (Redom). O Redom foi instituído pela Lei Complementar 150 de junho de 2015. Os interessados em receber os benefícios, que se estendem inclusive às pessoas que tenham débitos em dívida ativa, devem aderir ao Redom, por meio dos sites da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e da Secretaria da Receita Federal, a partir do dia 21 de setembro de 2015. A portaria determina que os débitos poderão ser pagos à vista, com redução de 100% das multas. Os débitos poderão também ser pagos, de forma parcelada, com desconto de 60% dos juros de mora e de 100% do valor dos encargos legais e custo com advogados. O valor da dívida poderá ser parcelado em até 120 prestações. As condições abrangem também os devedores que tenham débito em fase de execução fiscal, ou que tenham sido objeto de parcelamento anterior não integralmente quitado. Pela portaria, o pagamento à vista ou a inclusão no parcelamento de débitos objeto de discussão administrativa implicam desistência de pedido de impugnação ou de recurso interposto e, ainda, renúncia às alegações de direito sobre as solicitações encaminhadas ou recursos administrativos.


GRUPO INVADE O HOTEL QUE OFERECEU EMPREGO AO EX-MINISTRO JOSÉ DIRCEU

Movimento Resistência Popular reivindica moradias ao governo do Distrito Federal
Cerca de 200 pessoas, segundo os cálculos da Polícia Militar (PM), ocupam desde a madrugada desta segunda-feira o hotel Saint Peter, no centro de Brasília. Eles fazem parte do Movimento Resistência Popular, composto por famílias de várias partes do Distrito Federal. O grupo reivindica moradias ao governo de Brasília. O hotel estava vazio, sem funcionar desde março deste ano. No ano passado, ele foi alvo de polêmica ao oferecer um emprego de R$ 20 mil ao ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, condenado no processo do mensalão. Ylka Carvalho, uma das coordenadoras do grupo, diz que eles não querem morar no hotel. A ação, conta ela, tem como objetivo chamar a atenção do governo. O grupo ocupou por mais de dois meses uma área pública no centro da cidade, mas teve de deixar o local no sábado após uma operação coordenada pela Subsecretaria de Ordem Pública e Social do DF, que removeu 110 barracas. Segundo Ylka, na madrugada desta segunda, o grupo passava pelo hotel quando percebeu que havia uma porta aberta, permitindo sua invasão e ocupação.
Ylka nega a versão oficial de que o governo ofereceu a eles um terreno no Setor O, a 30 km do centro da cidade, mas que o grupo não manifestou interesse. Segundo ela, o terreno nunca foi oferecido, mas, caso a proposta seja mantida, eles desocuparão o prédio e irão para o local indicado. As famílias no hotel gritam várias palavras de ordem contra o governador Rodrigo Rollemberg (PSB). — A gente nem sabe o tamanho da área. A gente não sabe o local, só sabe o que a mídia divulgou — reclama Ylka. Parte das famílias ganhava aluguel social, no valor de R$ 600. O prazo máximo para receber o benefício é de um ano, que já se esgotou. Mas Ylka diz o governo não se empenha em encontrar uma solução.

— As famílias receberam por um ano, eles não querem pagar mais, mas também não querem dar casa, lote — diz Ylka Pela manhã, o subsecretário de Movimentos Sociais e Participação Popular do DF, Acilino Ribeiro, chegou a ir ao hotel conversar com os manifestantes. Segundo Ylka, ele ficou de retornar às 18h e dar uma resposta. O governo local, por outro lado, negou que ele tenha intenção de voltar ao local. O governo também argumenta que, por se tratar de área privada, só pode agir para desocupar o local caso haja uma ação de reintegração de posse. Informa ainda que o movimento não apresentou os documentos necessários para demonstrar sua legitimidade como representante das famílias que lutam por moradia. Assim, não há mais como dialogar com o movimento.

10 ALIMENTOS QUE SÃO MUITO PERIGOSOS E PODEM ATÉ MATAR SEU CÃO E/OU GATO

Fique atento aos alimentos que não devem ser oferecidos aos seus animais de estimação. As consequências podem ser drásticas Quem tem um bichinho de estimação, seja cão e/ou gato, sabe o quanto é difícil resistir aos olhos de "pidão" deles quando estamos comendo algo.  Não importa o que seja, pode ser uma deliciosa pizza ou apenas uma bala de gengibre, se o seu cão ou gato te ver comendo é certeza que eles estarão ao seu lado, com os famosos olhos de fome. Muitas pessoas dão de tudo aos animais acreditando que nenhum mal fará a eles, mas é aí que se enganam. Cães e gatos não podem comer (ou beber) tudo o que nós, humanos, comemos (e bebemos). As consequências podem ser drásticas. Confira alimentos (e bebidas) que jamais devemos oferecer aos nossos bichinhos, e entenda o motivo das restrições:
1 – Leite. - O leite de vaca e derivados podem deixar seu bichinho de estimação com muitos problemas digestivos, além de dar uma tremenda diarreia.

2 – Ossos. - Sim, muitos donos têm o costume de dar ossos para os bichinhos, porém, é preciso ter muito cuidado para não deixar os ossos ao alcance dos cães e gatos, e nem devemos oferecer a eles. O risco é grande, podendo perfurar os órgãos internos do animal. Veterinários indicam ossinhos que vendem em lojas pet, pois são feitos especialmente para os cães. Aí sim, pode oferecer sem medo.

3 – Chocolate. - Nós, seres humanos, amamos chocolates, pois nos proporciona uma deliciosa sensação de prazer. Apesar de os bichinhos sentirem a mesma sensação, o chocolate pode ser fatal para eles. Uma substância, chamada de teobromina, faz parte da composição do chocolate. Quanto mais escuro, mais perigoso. Se o bichinho consumir de 100 a 150 mg por quilograma do peso do animal, o seu cão ou gato pode até morrer. Mas isso não vale só pro chocolate, doces em geral também não devem ser dados aos bichinhos, pois pode levar a insuficiência hepática. Se seu animal começar a vomitar, ter perda de coordenação e letargia, atenção, leve-o imediatamente ao veterinário.

4 - Bebidas alcoólicas. - Tem gente que se diverte vendo seu bichinho consumir bebida alcoólica, pois os efeitos são os mesmos em cães (ou gatos) e humanos: eles vomitam, tem diarreias, falta de coordenação motora, dificuldade pra respirar, etc. Tudo isso pode levar seu cão (ou gato) a morte. A intoxicação causada pelo consumo da bebida é grave! E não é preciso uma dose muito grande pra isso acontecer. Todo cuidado é pouco!

5 – Uvas. - Qualquer tipo de uva deve estar fora da alimentação do seu cão e/ou gato, pois pode causar falência renal.

6 - Carne e peixe cru. - Se forem cozidos, sem problemas. Mas crus são problemas, pois podem conter bactérias muito perigosas para os nossos bichinhos.

7 – Cafeína. -  Em nós, a cafeína pode ser benéfica em alguns casos. Porém, como o consumo aumenta a frequência cardíaca, oferecer cafeína ao bichinho pode ocasionar em problemas sérios, como palpitações, tremores, convulsões e até sangramentos.

8 – Abacate. - Persina é uma substância que faz parte da composição da fruta e, se consumida em excesso, pode ser tóxica para o seu cachorro e/ou gato.

9 – Pipoca. - Pelo fato de conter muito sal e manteiga, a pipoca pode prejudicar (e muito) o organismo do seu bichinho de estimação. E se for um animal pequeno, corre o risco dele se engasgar. 


10 - Ração para cães (aos gatos). - Nunca permita que seu felino coma ração para cão, pois além de não ter os nutrientes que os gatinhos precisam, a ingestão pode provocar sérios problemas de reprodução, cegueira e pode até levar à morte por ataque cardíaco. Mesmo que os cães não tenham tanto problema ao consumir ração para gatos, é melhor, convenhamos, oferecer a cada um a ração específica para eles.